Título: Livros didáticos reprovados pelo MEC são usados por escolas particulares
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 08/07/2007, O País, p. 4

Só as editoras sabem quais títulos não passaram no teste do ministério.

BRASÍLIA. Escolas particulares utilizam livros didáticos reprovados pelo Ministério da Educação (MEC). São obras que o governo deixa de comprar para a rede pública porque contêm informações erradas, conceitos equivocados ou problemas técnicos não relacionados ao conteúdo, como a titulação acadêmica dos autores, a resistência do papel ou o descumprimento de regras do edital. O GLOBO conseguiu identificar algumas dessas publicações reprovadas.

Em Brasília, o Centro Educacional Renascença utiliza os quatro títulos da coleção Ciências e Educação Ambiental, da editora Ática, na aulas da 5ª à 8ª série. Aprovados em anos anteriores, os livros foram reprovados na última avaliação realizada por especialistas de universidades públicas contratadas pelo MEC. A diretora pedagógica Ilma Dias Rocha ficou surpresa ao ser informada pelo GLOBO que seus 117 alunos aprendem ciências com uma coleção que o governo federal não considerou à altura da rede pública:

- Não sei quais os critérios que o MEC usa para classificar e desclassificar os livros. Para nós, é uma coleção excelente. Quando a adotamos, era uma das melhores na avaliação oficial - diz Ilma.

Lista de coleções reprovadas é mantida em sigilo

Embora gaste cerca de R$5 milhões por ano com a avaliação de livros didáticos, o Ministério da Educação mantém em sigilo a lista das coleções excluídas. Apenas as respectivas editoras ficam sabendo quais foram as obras reprovadas e os motivos que levaram a essa decisão.

O governo federal é o maior comprador de livros didáticos do país. No ano passado, gastou R$710 milhões na aquisição de 120 milhões de exemplares para as redes públicas de ensino fundamental e médio, incluindo dicionários. A compra é feita da seguinte forma: após a avaliação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) envia a todas as escolas públicas do país um guia com a lista das obras aprovadas e um parecer técnico sobre as coleções. Cada colégio escolhe os títulos que receberá. A avaliação impede que livros de má qualidade sejam distribuídos às escolas públicas.