Título: Renan costura apoio silencioso dos senadores
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 08/07/2007, O País, p. 11

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS: "O Senado é um clube, e o Renan fez favor para todo mundo", diz o líder do PMDB.

Presidente da Casa tenta blindar seu mandato cobrando de colegas serviços prestados nos últimos anos.

BRASÍLIA. Apesar das cobranças da opinião pública e da pressão sobre seus aliados no Conselho de Ética, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conseguiu formar uma rede silenciosa de apoio entre senadores de todos os partidos, inclusive da oposição. Com agrados e gentilezas, montou uma blindagem em torno do seu mandato, que deve dificultar a aprovação de eventual processo de cassação em plenário.

- O Senado é um clube, e o Renan fez favor para todo mundo - constata o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

Renan montou uma estratégia ousada para manter o cargo. Iniciou um corpo-a-corpo com cada um dos 80 senadores. Negociou pessoalmente o apoio do Planalto. Agora, espera o reconhecimento pelos serviços prestados num dos cargos mais poderosos da República.

De José Sarney (PMDB-AP) a Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA); de Aloizio Mercadante (PT-SP) a Efraim Morais (PFL-PB); ou de Patrícia Sabóia (PSB-CE) a Inácio Arruda (PCdoB-CE). São exemplos de senadores merecedores de gentilezas e gestos de solidariedade de Renan nos últimos tempos. Tais ações podem justificar o fato de a maioria dos senadores já ter se manifestado contra a cassação do mandato.

Renan sabe, que em última instância, o processo de cassação será avaliado pelo plenário, em votação secreta. Os bilhetes enviados a os senadores são a parte visível de sua articulação:

Recado ao Planalto: ruim com ele, pior sem ele

Aliados lembram que Renan sempre ajudou senadores em questões pessoais. Outro exemplo seria a vista grossa com a prestação de contas da verba indenizatória, uma caixa preta do Senado que nunca foi tornada pública, como é na Câmara. Ele barrou pedidos da imprensa para apresentar os dados.

- Ele sempre foi muito prestativo em resolver problemas administrativos, políticos e até mesmo pessoais. Isso vai constranger muita gente a votar contra Renan - diz um senador governista, que pediu anonimato.

No campo das ameaças veladas, aliados mais fiéis dizem que não há vestais no Senado e argumentam que Renan não pode ser cassado por algum problema de natureza fiscal.

À oposição, o discurso é outro: Renan diz que é um ponto de equilíbrio na Casa. Essa postura fez com que obtivesse uma posição mais clara de Lula em sua defesa. Para um ministro, Renan é fundamental na governabilidade. Renan passou o recado que queria: ruim com ele, mas muito pior sem ele.

- O presidente do Senado é uma peça-chave da governabilidade. Ele comanda a pauta do Congresso - explica Aloizio Mercadante.