Título: Concorrência desleal afeta eletroportáteis
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 08/07/2007, Economia, p. 37

Camex aprova sobretaxa na compra de ferro e ventilador.

SÃO PAULO. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) tem alertado para o impacto da concorrência desleal da China, detectada em produtos eletroportáteis como os ferros elétricos e ventiladores. A Câmara de Comércio Exterior (Camex), depois de investigação antidumping solicitada por empresas do setor, aprovou medidas para cobrança de tarifa e sobretaxa adicionais nas importações desses dois itens.

- A produção nacional de ferros elétricos e ventiladores tem sido ameaçada pela comercialização de produtos da China abaixo até dos custos de produção - reclama o presidente da Eletros, Lourival Kiçula, lembrando que a linha de produtos térmicos (torradeiras, secadores de cabelos e sanduicheiras) já deixou de ser feita no Brasil.

Já presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus, Wilson Luiz Perico, diz que o principal efeito da valorização do real tem sido a desindustrialização no setor. Hoje, afirma, há profissionais especializados em prospectar oportunidades de negócios na China para vender aos empresários brasileiros. (Lino Rodrigues)