Título: Número de visitantes será limitado
Autor: Cássia, Cristiane de e Schmidt, Selma
Fonte: O Globo, 10/07/2007, Rio, p. 14

O número de visitantes que poderão estar, ao mesmo tempo, aos pés do Cristo Redentor será limitado pelo Ibama a 360 pessoas. Em toda a área do Corcovado, a quantidade de turistas circulando simultaneamente não poderá passar de 600. A limitação de público é uma das modificações previstas no novo plano de manejo do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, que será lançado pelo Ibama no final de agosto. Segundo o superintendente regional do órgão, Rogério Rocco, será proibido o funcionamento de restaurantes no Corcovado - hoje são três. As lojas de souvenirs se tornarão lojas de produtos ecológicos e educativos que estimulem a conservação ambiental.

O Ibama realiza um pregão para escolher a empresa que irá instalar de três catracas eletrônicas no acesso ao monumento pela Estrada do Corcovado. No dia 20, será a vez de uma concorrência pública para selecionar o novo operador da venda de ingressos aos visitantes.

De acordo com o superintendente do Ibama, o novo operador terá que oferecer aos turistas o transporte da Estrada do Corcovado aos pés da estátua, em vans com ar-condicionado e música ambiente. A empresa terá que repassar ao Ibama R$5 por visitante.

Com o novo plano de manejo, o Corcovado só poderá ter pequenos quiosques de lanches rápidos. Os restaurantes ficarão limitados à área do antigo Hotel das Paineiras, que será transformado num centro de convenções associado a um centro de referência da Mata Atlântica. O complexo será operado pela iniciativa privada.

Outra licitação prevista no plano de manejo é a de construção de uma garagem de três andares e 140 vagas na Estrada das Paineiras, próxima a antiga cancela de acesso ao Cristo.