Título: IBGE: produção industrial avança em dez estados
Autor:
Fonte: O Globo, 10/07/2007, Economia, p. 23
No Rio, recuo em maio foi de 0,2%. Média nacional ficou em 1,3%.
A atividade industrial brasileira avançou, em maio, em dez dos 14 locais pesquisados pelo IBGE, no cálculo com ajuste sazonal. Goiás (6,1%), Ceará (3,4%) e Santa Catarina (3,4%) tiveram aumento de produção, acima da média nacional (1,3%). O Rio, por sua vez, recuou 0,2%, por causa sobretudo de paralisações nas plataformas de petróleo e aumento de importações no setor farmacêutico.
- A maior parte das atividades está em expansão. A indústria vem sustentando resultados amplamente favoráveis. E sondagens apontam que os empresários estão otimistas - disse André Macedo, economista do IBGE, frisando que a pesquisa também aponta números positivos na comparação com maio de 2006. - Nesse caso, 12 dos 14 locais avançaram.
Mercado interno estimula produção de automóveis
No acumulado do ano, há avanços em 11 regiões avaliadas pelo IBGE. As maiores taxas foram de Rio Grande do Sul (8,8%), Paraná (8,1%) e Minas Gerais (7,2%). Nessas regiões, houve aumento de produção na indústria automobilística e nos setores de máquinas e equipamentos voltados para a agricultura.
- O mercado interno é o que vem sustentando a produção de automóveis, já que as exportações são menores. É um efeito de crédito e evolução da renda - disse Macedo, ressaltando que a agricultura ganha mais força e, por isso, estimula a produção de bens de capital.
No ano, houve reduções. Macedo destaca a queda de produção no Amazonas (-1,2%), devido ao desempenho de material eletrônico e equipamentos de comunicações (-31,4%).