Título: Líderes mantêm ameaça de fazer protestos
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 11/07/2007, O País, p. 3

Parlamentares defendem que vice-presidente da Câmara comande a sessão.

BRASÍLIA. O discurso desafiador do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de que não teria medo de ameaças e que poderia presidir a sessão de hoje do Congresso, para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ganhou um tom mais moderado à noite. A ameaça da oposição de protestar, que continuou forte ao longo do dia, deu resultado. Renan disse que só vai presidir, "se for necessário". Para seus aliados e líderes na Câmara, foi um sinal de que ele desistiu de comparecer.

Ontem à noite, estava em curso acordo para que o vice-presidente da Câmara, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), comande a sessão do Congresso. A votação da LDO e o caso Renan foram tratados em reunião de líderes da Câmara com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), pela manhã.

Ao fim da reunião, o líder do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio (SP), disse que a presença de Renan inviabilizaria o recesso, já que este apenas pode ocorrer se a LDO for votada. O presidente do Senado foi avisado que a oposição transformaria a sessão do Congresso num palco de protestos e num grande constrangimento. Com esse clima, o líder da minoria, Júlio Redecker (PSDB-RS), apostava à noite que Renan não irá hoje à sessão.

- O senador Renan é inteligente e sabe que, se comparecer, vai trazer a atenção para si - disse Redecker.

-- Se ele presidir, não haverá condições de a LDO ser votada. Vamos obstruir mesmo - prometeu Pannunzio.

- Se ele resolver presidir, será um ato ilegítimo e vai trazer a crise para dentro da sessão do Congresso - confirmou o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ).

- A expectativa é de que Renan não persista nessa teimosia de presidir a sessão, porque isso seria uma tragédia. Seria colocar o bom senso na lata do lixo. Não acredito nisso - acrescentou o líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS).

O relator da LDO, deputado João Leão (PP-BA), conversou com Renan, mas ainda ficou em dúvida:

- O Renan disse que vai presidir e que não teria nenhum problema. Mas é bom lembrar que o vice-presidente do Congresso tem tradição em presidir - disse Leão.