Título: Operado em SP, Cafeteira não tem previsão de alta
Autor: Lamego, Cláudia
Fonte: O Globo, 11/07/2007, O País, p. 4

Senador, de 83 anos, teve líquido drenado da caixa craniana.

SÃO PAULO. O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), de 83 anos, foi submetido a cirurgia ontem no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. A operação, segundo boletim médico divulgado pelo hospital, foi um procedimento chamado trepanação, uma pequena abertura na caixa craniana para drenagem do liquor, líquido que envolve o cérebro. O senador passa bem e continuará internado na Unidade Crítica Geral do Sírio-Libanês, sem previsão de alta.

Segundo o boletim médico divulgado à tarde, a cirurgia foi necessária porque foi constatado que uma queda sofrida por Cafeteira, há cerca de 20 dias, em Brasília, causara uma fissura na meninge, membrana que recobre o cérebro. Houve o extravasamento do liquor.

Cafeteira foi internado no dia 24 de junho. O senador foi relator do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Conselho de Ética e sugeriu o arquivamento do processo por falta de provas. As conclusões do relatório, porém, foram anuladas pelo Conselho.

O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), também internado em São Paulo, no Instituto do Coração (Incor), deve receber alta nos próximos dias, segundo o neto, o deputado ACM Neto (DEM-BA). O senador baiano está internado no Incor desde 13 de junho para tratamento de insuficiência cardíaca e renal.