Título: Lula cancela viagem ao Sul e vai para o Nordeste
Autor: Jungblut, Cristiane e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 23/07/2007, O País, p. 3

Idéia é evitar parentes de vítimas de desastre.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cancelou, na semana passada, a viagem que faria a Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) para lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de habitação e saneamento, retoma a agenda de viagens pelos estados esta semana. Ele vai se manter afastado da capital gaúcha, de onde partiu o vôo JJ 3054 da TAM, que explodiu em Congonhas, matando quase 200 pessoas. Vai cumprir um roteiro em quatro capitais do Nordeste.

A agenda do presidente prevê viagens às cidades de João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Teresina (PI) e Natal (RN), na quinta e na sexta-feira, para lançamento do PAC. Porto Alegre ficará para outra ocasião. O governo teme que Lula possa sofrer constrangimento com manifestações de parentes das vítimas, cobrando-lhe aceleração de um programa que dê mais segurança a quem viaja de avião. Além disso, avalia-se que não seria de bom tom ir a uma cidade que está de luto para falar de projetos que têm servido ao marketing do Palácio do Planalto.

As viagens às capitais do Nordeste já estavam agendadas e o governo avaliou que é melhor mantê-las e deixar mais para a frente uma visita do presidente às cidades do Sul. No Nordeste, o presidente tem altos índices de popularidade e as chances de que ele possa ser vaiado são mínimas.

O presidente passou o fim de semana no Palácio do Alvorada. Hoje, pela manhã, reúne-se com a coordenação de governo, como é de praxe às segundas-feiras. No encontro, do qual participam a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o de Comunicação Social, Franklin Martins, Lula deverá discutir a crise aérea e os reflexos na imagem do governo.

Existe a expectativa de que Lula decida esta semana a situação do ministro da Defesa, Waldir Pires, trocando-o de pasta. Porém, quem conhece o presidente considera difícil ele fazer qualquer mudança agora, sobretudo por conta de recentes especulações da imprensa, que citou, até, possíveis substitutos. No fim de semana, Waldir Pires permaneceu em Brasília, mas, segundo sua assessoria, não se reuniu com Lula.