Título: CGU contesta índice do Bird sobre corrupção
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 12/07/2007, Economia, p. 23

Para ministro-chefe do órgão, conclusão sobre piora é ridícula.

BRASÍLIA. A Controladoria-Geral da União (CGU) contestou ontem os resultados do estudo "Indicadores Globais de Governança", divulgado pelo Banco Mundial (Bird), segundo o qual o Brasil piorou entre 2002 e 2006 em relação à corrupção e à eficácia do governo. O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, considerou, em nota, ridícula a conclusão de que a corrupção aumentou no país e pouco confiáveis os indicadores divulgados pelo Bird.

"É simplesmente ridículo afirmar, com base nesse tipo de indicador, que o controle da corrupção piorou no Brasil. Em primeiro lugar, porque o índice não mede o combate à corrupção, refletindo apenas percepções sobre os fatos que são revelados sobre corrupção. E isso tem realmente aumentado no Brasil, a partir do momento em que se passou a investigar e revelar a corrupção que sempre existiu", diz a nota divulgada pela CGU.

Hage destaca ainda que o trabalho não faz uma avaliação do governo federal, e sim do país como um todo, representado pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e pelos governos federal, estaduais e municipais.