Título: 'Relaxa e compra', diz anúncio
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 14/07/2007, Economia, p. 32

SÃO PAULO. A crise aérea, que há quase um ano tira o sono dos brasileiros, virou mote da nova campanha publicitária da fabricante de carros Peugeot. A ministra do Turismo, Marta Suplicy - que sugeriu aos passageiros "relaxar e gozar" e, horas depois, pediu desculpas pela declaração -, não foi esquecida. No anúncio, veiculado na TV quinta e sexta-feira, um homem aparece de tailleur vermelho e peruca loura e, simulando uma entrevista a jornalistas, ele diz que o consumidor deveria esquecer a crise aérea, para comprar um Peugeot:

- Pra que ficar sofrendo em aeroporto? Gente, relaxa e compra.

Elaborada pela agência Euro RSCG Brasil, a nova campanha será apresentada até o próximo fim de semana. Mas quem não viu a imitação da ministra, dificilmente terá outra chance. É que a Peugeot decidiu adotar nos novos filmes um caráter "mais neutro". A assessoria da ministra afirmou que ela não viu o anúncio.

Em um dos filmes, a empresa vai apresentar seus modelos de carro - que serão comparados a "verdadeiros aviões", em razão do seu design e tecnologia.