Título: IPI deve ser prorrogado
Autor: Simão, Edna
Fonte: Correio Braziliense, 05/03/2009, Economia, p. 22

POLÍTICA ECONÔMICA

Governo não confirma, mas a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados na compra de carros novos se manterá até junho O governo federal desconversa, mas já está praticamente fechada a decisão de prorrogar, até junho, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre a venda de veículos. O estímulo na compra do carro zero termina no próximo dia 31. A avaliação da equipe de Lula é de que antecipar o anúncio de medidas de redução de impostos pode minimizar os efeitos da iniciativa. Ou seja, se a prorrogação da queda da alíquota do IPI fosse divulgada agora, muitos consumidores poderiam adiar a compra de veículos. E é justamente esse comportamento que a equipe econômica quer evitar.

Para o Palácio do Planalto, a diminuição da alíquota teve um resultado ¿satisfatório¿ e, por isso, há um ambiente favorável à continuidade do benefício por mais três meses. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não descartou e, muito menos, confirmou a possibilidade. ¿Não existe nenhuma decisão em relação ao IPI e a isenção será mantida até 31 de março. Portanto, se você quiser comprar seu carro não perca a oportunidade¿, aconselhou. O custo da diminuição do IPI no período de janeiro a março deve chegar a R$ 1 bilhão, segundo estimativas do Ministério da Fazenda.

Descompasso Demonstrando falta de sintonia com a equipe, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, divulgou uma nota à imprensa para informar, categoricamente, que ¿o governo não prorrogará a redução do IPI¿. Não é o primeiro descompasso na equipe. Recentemente, ele teve que recuar da decisão de controlar a entrada de produtos importados no Brasil devido à má repercussão da medida na equipe econômica e no setor produtivo.

Para o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), não há nenhuma decisão em relação ao que acontecerá no futuro. ¿Tivemos uma queda muito grande nas vendas de automóveis no final do ano passado, mas já estamos normalizando esse patamar com cerca de 200 mil veículos vendidos. Portanto, foi muito eficiente essa medida¿, afirmou Mercadante.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, classificou como positiva a possibilidade de prorrogação da redução do IPI, porém, segundo ele, as montadoras deveriam assumir o compromisso de manter postos de trabalho. ¿O governo persiste no erro de não exigir em contrapartida a manutenção dos empregos. Essa medida de garantir os postos de trabalho é extremamente importante e estratégica, já que há um grande volume de demissões, justamente nesse setor que está sendo beneficiado¿, destacou Paulinho.