Título: 'Eu mesmo evito chegar por Congonhas'
Autor: Freire, Flávio e Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 19/07/2007, O País, p. 3
JOSÉ CARLOS BOTELHO
O presidente do Sindicato dos Funcionários de Proteção ao Vôo, os chamados controladores de vôo, José Carlos Botelho, disse ao GLOBO ter recebido informações de que o piloto do Airbus 320 da TAM tinha condições de pouso e que muito provável o acidente foi provocado pela falta de grooving (ranhuras) na pista.
Flávio Freire
O senhor tem informações sobre o que teria provocado o acidente?
JOSÉ CARLOS BOTELHO: As informações que tenho são de que o avião teria derrapado porque havia acúmulo de água na pista. Além disso, a falta de grooving impede um maior atrito da aeronave com a pista, o que prejudica a parada da aeronave.
O senhor descarta falha humana?
BOTELHO: Tudo isso vai ser investigado, mas o que sei é que o avião descia em posição correta e tocou o solo normalmente. Assim como aconteceu anteontem (segunda-feira com o avião da Pantanal, que derrapou na pista), o piloto da TAM também não conseguiu parar a aeronave, que provavelmente escorregava na pista por causa da chuva.
Há sérios riscos de novos acidentes em Congonhas caso a pista principal não passe por uma nova reforma?
BOTELHO: Claro, sempre há risco. Eu mesmo, depois de tanto ouvir vários aeronautas, até evito chegar ou deixar São Paulo por Congonhas.
O senhor tem informações de uma última conversa em que o piloto da TAM seria orientado pela torre de comando a virar a aeronave assim que ele tocou no solo? Os controladores de vôo gritavam pelo rádio, "vira, vira"?
BOTELHO: Esse diálogo teria sido gravado pela cabine de uma outra aeronave. Parece que houve, sim, uma movimentação emergencial na torre de comando para que piloto tentasse evitar a tragédia.