Título: Empresa diz cumprir as normas de manutenção e operação de aviões
Autor: Rodrigues, Lino e Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 21/07/2007, O País, p. 18

Em nota, TAM afirma que não escondeu falha no reverso do Airbus.

Em nota divulgada ontem, a TAM garantiu que cumpre rigorosamente todas as determinações técnicas de manutenção e operação das aeronaves de sua frota e que, em nenhum momento, escondeu que o reverso direito do Airbus-320 estava desativado, "procedimento realizado em conformidade com os manuais da fabricante Airbus e aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)".

De acordo com a empresa, os manuais do fabricante do Airbus 320 (Lista de Equipamentos Mínimos/MEL), aprovados pelas autoridades francesas (país de origem do avião) e brasileira, determinam "com alto nível de precisão a configuração necessária para que o avião execute cada tipo de vôo de forma segura e absolutamente dentro das condições operacionais previstas (meteorologia e pista)".

A empresa disponibilizou, no site, cópias dos manuais certificados que, segundo ela, "mostram claramente a completa legalidade e segurança de vôo realizado com um reverso desativado". A TAM também exibiu, no seu site, a cópia do livro de bordo, assinado pelo comandante Kleyber de Lima, que mostra "a ausência de qualquer problema técnico que pudesse afetar a operação do vôo na partida de Porto Alegre".

Em sua defesa, a TAM apresentou ainda declaração da Airbus, fabricante da aeronave, que atesta a normalidade do vôo com um ou mesmo dois reversores travados.

"Todos os cálculos de performance de pouso feitos pelo fabricante e que norteiam a operação de qualquer empresa aérea em aviões do porte e tecnologia do A-320 são feitos dependendo exclusivamente do sistema de freios hidráulicos do avião", afirmou a empresa no comunicado "esclarecimento à sociedade", que será publicado em todos os principais jornais brasileiros hoje.