Título: Caixas-pretas já estão em laboratório nos EUA
Autor: Rodrigues, Lino e Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 21/07/2007, O País, p. 18

Americanos se limitarão a extrair dados, que serão analisados pela Aeronáutica e pela TAM.

WASHINGTON. As duas caixas-pretas do Airbus da TAM destruído no acidente no aeroporto de Congonhas chegaram ontem aos laboratórios da agência federal americana que investiga desastres aéreos, a National Transportation Safety Board (NTSB). Ambas serão processadas ao longo de todo o fim de semana.

A expectativa é de que até terça-feira os dados extraídos do CVR, o gravador de voz, e do FDR, o gravador de dados, sejam entregues às autoridades brasileiras. As duas caixas chegaram em mãos do coronel Fernando Camargo, do Centro de Investigações de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que estava acompanhado de um outro oficial da Aeronáutica.

-- Trabalharemos todo o fim de semana, mas durante a nossa permanência aqui não falaremos nada a respeito, a pedido de nossas autoridades - disse Camargo.

É esperada hoje em Washington a chegada dos deputados Efraim Filho e Marco Maia. Eles são da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga a crise no setor aeronáutico.

Os técnicos americanos se limitarão a extrair o áudio de uma das caixas-pretas, e os dados de navegação da outra, sem se aprofundar na análise: isso caberá à Cenipa, em conjunto com representantes da TAM, da Airbus, do fabricante das turbinas e da associação dos pilotos.