Título: Técnicos: dados de equipamento estão intactos
Autor: Beck, Martha e Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 22/07/2007, O País, p. 3
Equipe americana diz ser possível recuperar minutos finais do vôo.
WASHINGTON.Os técnicos dos laboratórios da agência federal americana National Transportation Safety Board (NTSB), especializados em investigar desastres aéreos, estavam animados ontem porque os dados contidos no FDR do Airbus da TAM - uma das duas caixas-pretas, contendo o gravador que registram todos os dados dos vôos mais recentes daquela aeronave - estão intactos.
De acordo com os técnicos, será possível reconstruir as últimas 53 horas de operação daquele avião e, portanto, produzir uma detalhada radiografia dos últimos minutos do vôo originado em Porto Alegre - e, assim, ter em mãos os elementos suficientes para avaliar a causa, ou causas, do acidente.
Os oficiais brasileiros da Aeronáutica, que fazem parte do Centro de Investigações de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e que trouxeram o material da aeronave à capital americana, evitaram fazer declarações a respeito.
A própria NTSB não emitiu um informe oficial a respeito. A princípio, os americanos não vão realizar uma análise completa. O seu trabalho seria o de extrair os dados das duas caixas-pretas e entregá-los à Cenipa que, no Brasil, se encarregaria de desenvolver a investigação.
Microfones em cabine registram vozes e ruídos
Apesar do silêncio de ambas as partes, pessoas próximas à investigação contaram que os técnicos - que continuarão trabalhando hoje nessa tarefa - estão concentrados no FDR que registra 580 parâmetros de operações da aeronave.
- Os dados recolhidos serão comparados, em computadores, com um gráfico padrão. Apesar de parecer algo simples, trata-se de um procedimento complexo - disse uma das fontes.
O fato de a caixa-preta contendo o gravador de áudio da cabine de pilotos - chamado CVR - não ter chegado ontem não alterou em nada o trabalho dos peritos. De acordo com eles, esse segundo equipamento serve basicamente para auxiliar na avaliação, e muitas vezes não são determinantes.
O CVR tem microfones instalados na cabine de pilotos, num painel acima de suas cabeças e, além de gravar as suas vozes, registra ruídos das turbinas e do trem de aterrissagem do avião.
Ainda hoje, devem desembarcar em Washington os deputados Efraim Filho e Marco Maia, com a expectativa de acompanhar os trabalhos. Eles fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara, que investiga a crise no setor aeronáutico brasileiro.