Título: Berzoini diz que há açodamento da imprensa
Autor: Damé, Luiza e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 26/07/2007, O País, p. 9

No site do PT, dirigente defende Marco Aurélio Garcia.

BRASÍLIA. O PT resolveu cerrar fileiras ao lado do Palácio do Planalto e partir para o ataque à cobertura jornalística sobre o acidente do avião da TAM em Congonhas, semana passada. Em entrevista publicada no site do partido, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), analisa a cobertura, dizendo que há açodamento da imprensa na tentativa de apontar culpados.

- São famílias que foram atingidas por um fato extremamente chocante e que abala qualquer pessoa, e é natural que as pessoas reajam com indignação, principalmente quando alimentadas por um tipo de noticiário que visa a julgar antes de investigar, a tirar conclusões sem ter sequer elementos para tanto - disse Berzoini: - Acredito que tenha havido, sim, um açodamento por parte de setores da mídia na busca da identificação de culpados.

Para Berzoini, a investigação sobre as causas do acidente vão identificar eventuais culpados.

- Com a abertura das caixas-pretas, nós vamos poder saber exatamente o que aconteceu e verificar se, de fato, houve alguma responsabilidade das autoridades que administram o setor em relação a esse acidente.

Ao admitir a crise aérea, o presidente do PT afirma que investimentos não foram feitos durante muito tempo, tentando compartilhar a responsabilidade com governos anteriores:

- Quanto à crise aérea, é óbvio que há um problema grave em curso. Há problemas que vão desde a gestão da concorrência entre as empresas até mesmo à questão do controle aéreo, que durante muito tempo não teve o investimento necessário.

Para Pomar, gesto de assessor foi superdimensionado

Além de crítico à imprensa, o PT também é solidário a seu vice-presidente, o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, flagrado fazendo gestos obscenos no momento em que o "Jornal Nacional" informava, na semana passada, que o avião que explodiu em Congonhas apresentava um problema mecânico.

No site do partido, há uma carta do secretário de Relações Internacionais do partido, Valter Pomar, que avalia que houve um "superdimensionamento" na exposição da imagem de Garcia, em contradição com a notícia da entrega da medalha Santos Dumont, condecoração da Aeronáutica, ao presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e à diretora Denise Abreu.