Título: Lula: 'Não é segredo que temos uma crise aérea'
Autor: Damé, Luiza e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 26/07/2007, O País, p. 9
Presidente diz que é preciso repensar o Ministério da Defesa e que as instituições do setor terão apenas um comando.
BRASÍLIA. Na primeira aparição pública desde o acidente com o avião da TAM em Congonhas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que o país enfrenta uma crise aérea. A constatação foi feita durante discurso na posse de Nelson Jobim no Ministério da Defesa. Insatisfeito com a falta de comando do ex-ministro Waldir Pires, Lula sinalizou que Jobim terá amplos poderes para resolver os problemas do setor, fazendo as mudanças necessárias tanto de nomes como de estrutura.
O presidente fez críticas à desorganização dos órgãos públicos que tratam de aviação, reclamando diretamente da falta de um gestor do sistema e citando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Lula prometeu um novo modelo de Ministério da Defesa, inclusive com mais investimentos nas Forças Armadas, para agradar aos militares que reclamam do sucateamento do setor.
- Não é segredo para ninguém que temos uma crise no setor aéreo. Uma combinação de várias coisas. Eu acompanhei o esforço de cada companheiro para tentar resolver esse problema que, provavelmente, já existia e veio à tona com o acidente do Legacy com o avião da Gol - disse Lula.
Dirigindo-se a Jobim, o presidente disse que ele terá a oportunidades que seus antecessores não tiveram.
- Estou dizendo categoricamente que é preciso repensar o Ministério da Defesa - anunciou, declarando que a pasta, freqüentemente criticada por não ter poder, passará a tê-lo. - É preciso que o Ministério da Defesa tenha força suficiente para fazer mudanças que precisam ser feitas.
Falta de comando único prejudica agências
Embora sem citá-las nominalmente, o presidente avaliou que as várias agências reguladoras acabam tendo seu desempenho prejudicado pela falta de um comando único. Lembrou da criação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), criticada atualmente por sua atuação na crise aérea, e declarou que é necessário que o setor aéreo tenha apenas um comando.
- Houve um tempo em que a Anac parecia um dogma como foi a Constituinte, que seria a solução de todos os problemas. Hoje nós temos a Aeronáutica, a Anac, o Ministério da Defesa, a Infraero. É um conjunto de instituições que precisamos aproveitar este momento para fazer com que essas instituições tenham um única cabeça pensante - sugeriu.- É esse o ministério que você vai assumir e, queria lhe dizer, assumir com todas as forças para fazer todas as mudanças que precisar fazer.
Lula também deu uma missão ao ministro: fazer hoje uma visita a Congonhas acompanhado do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e visitar o local onde estão sendo feitos os exames de DNA para reconhecimento das vítimas do acidente com o avião da TAM.