Título: Aviões da TAM vão continuar voando com defeito em um dos reversos
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 26/07/2007, O País, p. 13

Na CPI do Apagão Aéreo, diretor da empresa diz que operação é segura.

BRASÍLIA. O vice-diretor técnico da TAM, Ruy Amparo, disse ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, que a empresa continuará voando com aeronaves que apresentem defeito em um dos reversos. O Airbus da TAM que explodiu em Congonhas estava com um dos reversos travados. Segundo Amparo, o manual da Airbus permite que a aeronave voe até 10 dias com o equipamento travado e essa é uma operação segura. O diretor afirmou que, no momento, não há aeronaves da TAM voando com o problema.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) insistiu em saber se, mesmo depois do acidente, se for para descer em Congonhas com um dos reversos travados, os pilotos da TAM o farão.

- Não posso responder pelos pilotos da TAM, mas o que posso responder ao senhor é que é uma operação segura - disse Amparo.

Indagado pelo deputado Sabino Castelo Branco (PTBN-AM), se teria coragem, se pudesse voltar o tempo, de deixar o avião voando com o reverso travado, Amparo não titubeou:

- Não só teria coragem, como voaria nela.

Na audiência, o diretor não soube dizer qual era a empresa que utilizava o Airbus até o ano passado. Disse que a TAM comprou a aeronave, de 8 anos, da empresa de leasing americana Pegasus e que o avião foi certificado em Xangai, na China.

- Ela estava voando na Ásia, por uma empresa vietnamita. A informação que a TAM exige é de que esteja debaixo de autorização americana ou européia, e a aeronave ganhou matrícula americana, entrou no registro americano. A auditoria foi feita e homologada pela FAA (Agência Federal de Aviação) - disse.

Antes de ser operado pela TAM, o Airbus era da Pacific Airlines, do Vietnã. Passou dois meses com a Pegasus e foi repassado a TAM, informação que até agora a empresa brasileira evitava comentar.

Amparo fez questão de repetir que a aeronave estava em condições de vôo quando pousou. E que a manutenção da TAM é segura, habilitada e qualificada. Recorreu ao apagão aéreo do fim do ano passado - que teve como uma das causas o fato de a TAM ter tirado seis aviões de operação ao mesmo tempo, para manutenção, provocando atrasos - para mostrar que a empresa se preocupa com a segurança dos vôos. Não soube citar, no entanto, quais foram as panes dos seis aviões.