Título: Técnicos farão hoje a reconstituição do vôo
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 26/07/2007, O País, p. 13

Sincronização dos dados das caixas-pretas nos EUA deve apontar prováveis causas do acidente.

WASHINGTON. Os técnicos que examinam as duas caixas-pretas do Airbus da TAM, nos laboratórios da agência federal americana NTSB (Conselho Nacional de Seguranças nos Transportes), deverão ter hoje uma noção mais clara sobre as prováveis causas do acidente no Aeroporto de Congonhas, São Paulo.

Um quadro genérico da situação deverá ser obtido por meio da sincronização das informações colhidas no FDR, o gravador de dados de vôo, com as que foram extraídas do CVR, o gravador que registra os diálogos dos pilotos e outros sons na sua cabine. Isso será feito ao longo desta quinta-feira.

Com base nessa sincronização, os peritos podem obter uma reconstituição integral do vôo do avião da TAM. Ontem, eles continuavam examinando os 60 parâmetros que haviam sido selecionados - de um total de 580 - do FDR. Trata-se dos dados mais essenciais, que vêm sendo analisados mais profundamente. Caso seja necessário, os técnicos passarão a examinar parâmetros adicionais.

Além de terminar a transcrição dos diálogos da cabine, os profissionais realizaram a validação dos dados sobre o vôo registrados na caixa-preta.

Coronel do Cenipa pede sigilo na investigação de acidentes

O coronel Fernando Camargo, do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), estava animado com a perspectiva de deputados iniciarem os trabalhos para criar uma legislação específica para garantir salvaguardas à Cenipa.

Isso significaria manter a confidencialidade dos testemunhos recolhidos pelo órgão em suas investigações, como acontece em outros países. A lei garantiria o sigilo a pessoas que forneçam informações sobre acidentes aéreos.

-- Isso seria um marco histórico que realmente faria diferença na prevenção de acidentes no Brasil, e certamente destacaria ainda mais o nosso sistema de prevenção perante a comunidade internacional - disse o militar.