Título: Pista de Congonhas será reaberta amanhã
Autor: Rodrigues, Lino e Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 26/07/2007, O País, p. 14

Mas movimento será até 30% menor.

SÃO PAULO e BRASÍLIA. A pista principal do Aeroporto de Congonhas será reaberta às 12h de amanhã. Segundo o diretor de Operações da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), Rogério Barzellay, a reabertura só não se concretizará se voltar a chover hoje e amanhã, atrapalhando as obras de recuperação da pista e a colocação do grooving (ranhuras), iniciadas ontem de manhã. Hoje, Barzellay se reunirá com representantes da TAM e da Gol, responsáveis por 90% do mercado das operações, para discutir o remanejamento de vôos.

A volta dos pousos e decolagens à pista principal de Congonhas deve acontecer dentro das novas normas da Associação Nacional da Aviação Civil (Anac) - que proíbe vôos de conexões, só permite rotas ponto-a-ponto e com até duas horas de duração -, que visam a reduzir de 20% a 30% o movimento diário de aeronaves no aeroporto. Os vôos da ponte aérea Rio-São Paulo serão os únicos a não sofrer alterações.

- O objetivo é retirar 15 movimentos de pouso e decolagem por hora de Congonhas - disse o diretor da Infraero.

O objetivo da reunião de hoje com TAM e Gol é fechar uma parte dessa nova "equação" da malha aérea. Novos encontros serão agendados nos próximos 60 dias, prazo para as empresas se adequarem às normas da Anac. A Infraero vai oferecer para as companhias espaço em três aeroportos paulistas para atender à demanda dos vôos transferidos de Congonhas.

Em São José dos Campos, onde a estatal administra um aeroporto pequeno, foi oferecido apenas um slot (um pouso ou uma decolagem) por hora, devido ao pequeno saguão de embarque, com capacidade para apenas 150 passageiros.

No aeroporto de Viracopos, em Campinas, serão colocados à disposição das empresas mais seis vôos a cada hora, o que, segundo pilotos ouvidos pelo GLOBO, deve causar uma superlotação no aeroporto. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, segundo o diretor da Infraero, teria condições de absorver todos os vôos transferidos, mas fora dos horários de pico (das 7h às 11h e das 21h às 23h), o que pode não ser interessante financeiramente para as empresas.

Todos os pousos e decolagens de aviões cargueiros, fretados e charters também estão suspensos em Congonhas. Já a aviação geral, os jatos executivos, será toda desviada para o aeroporto de Campo de Marte, na zona Norte da cidade.

Com o fim das chuvas ontem, a Infraero iniciou as obras de grooving na pista principal do aeroporto de Congonhas. Duas máquinas, uma em cada cabeceira da pista, iniciaram os trabalhos para fazer as ranhuras que ajudam a escoar a água e melhoram os pontos de atrito. Até amanhã, o trabalho será feito durante o dia e à noite. Depois de reaberta a pista, os trabalhos serão finalizados nas madrugadas. Outra frente de trabalho foi contratada para reparar o trecho da cabeceira da pista que desmoronou ainda na segunda-feira, o que deve levar oito dias.

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu ontem que fará uma auditoria sobre a segurança de tráfego aeroportos brasileiros. O foco da investigação será o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo Os auditores deverão verificar se houve falha na coordenação dos órgãos do governo federal encarregados de fiscalizar e prevenir acidentes aéreos.(Lino Rodrigues e Soraya Aggege)