Título: 'Minha mulher não deixa'
Autor: Franco, Ilimar e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 27/07/2007, O País, p. 3

Jobim já disse que é ele que manda na Defesa, mas em casa...

BRASÍLIA. A advogada Adrienne Senna teve sua influência sobre os destinos do marido exposta pelo próprio Nelson Jobim, que ontem fez questão de dizer - brincando, certamente - que não tinha pretensões de ser candidato à Presidência em 2010 porque sua mulher "não deixa". Adrienne estava na transmissão de cargo ontem, no Ministério da Defesa, como estivera anteontem no Palácio do Planalto, sorridente e aparentando simpatia. Incentivava a todos a ir para a fila de cumprimentos de Jobim e de Waldir Pires.

Como advogada, ela ganhou notoriedade na capital ao ser escolhida pelo ex-presidente Fernando Henrique para comandar, de 1998 a 2002, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que atuou, entre outros processos, na investigação da transferência de dinheiro do ex-prefeito Paulo Maluf para paraísos fiscais.

Funcionária da Procuradoria da Fazenda Nacional, foi ela quem organizou o Coaf, que no início de seu funcionamento recebia críticas em razão da falta de estrutura para analisar as informações. No Brasil, implantou o sistema de inteligência financeira. Discreta, Adrienne tem fama de durona, embora seja afável no trato pessoal. Mas é também reconhecida por ser muito vaidosa e estar sempre bem vestida.

Jobim conheceu Adrienne quando morava em Brasília, dividindo apartamento com o então deputado José Serra, a quem ela assessorava. Eles se apaixonaram e Jobim se separou. Neste período, enfrentou uma dura crise pessoal, por causa da resistência dos filhos à nova mulher.

Os maiores amigos do casal são, além de Serra, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) e João Araújo, diretor da Som Livre. Quando vem ao Rio, Jobim fica hospedado em Ipanema, na casa de João e Lucinha Araújo, mãe de Cazuza. Praticamente todos os anos, Jobim passa o réveillon em Angra dos Reis com João e Lucinha, Miro e Leonora. Nunca deixa de dar uma passada na casa do ex-prefeito do Rio Israel Klabin, na Praia do Morcego, na Ilha Grande - onde foi fotografado uma vez tomando banho de mar com o então presidente Fernando Henrique, no começo do governo. A foto virou charge de Chico Caruso no dia seguinte na primeira página do GLOBO. Socialmente, Jobim não esconde o prazer com que cobre de gentilezas a mulher, a ponto de fazer o prato dela nos jantares. Em Angra, quando estão em algum barco, faz questão de não deixar faltar bebida no copo de Adrienne, ou algum salgadinho que ela queira. É descrito pelas amigas de Adrienne como um marido que deixa qualquer outra mulher com inveja.