Título: Pepino cozido murcha
Autor: Jungblut, Cristiane e Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 27/07/2007, O País, p. 8

Hortaliça é usada crua na cozinha.

A fritura do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, está em altíssima temperatura. Pode-se dizer ainda que a "batata dele está assando", mas ontem o militar preferiu falar de pepinos, ao comentar a possibilidade -- bastante concreta - de deixar o cargo.

- Os pepinos fazem parte da vida. O importante não é o pepino, é saber lidar com o pepino - disse ele ao chegar para a cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Defesa. - Saber cozinhar o pepino, cortá-lo corretamente, ter inteligência para lidar com o pepino e, principalmente, ter calma para lidar com ele.

O pepino do brigadeiro (patente militar que batiza o docinho que é preferência nacional) vai desandar: não se costuma cozinhar a hortaliça que, aliás, é prima da abobrinha (pertencem à família das curcubitáceas). E também do chuchu - aquele legume insípido que, na forma de picolé, virou sinônimo de político sem carisma.

Quem entende de gastronomia ficou surpreso com as divagações do presidente da Infraero:

- O brigadeiro está tão perdido que foi infeliz até na metáfora. Pepino não foi feito para cozinhar. Ele simplesmente murcha - explica o chef Felipe Bronze, responsável pela cozinha dos hotéis Marina, no Leblon, no Rio.

Pepinos são geralmente usados crus, em saladas, recheios de sanduíches, picles, sopas frias e sushis.

Também são matéria-prima para a indústria cosmética, pela ação adstringente. Pepino cozido é coisa raríssima...Tão rara quanto o duradouro caos aéreo que o brigadeiro tenta administrar.

O site da Embrapa informa que o período é de entressafra para os pepinos: os meses de junho, julho, agosto e setembro não são os melhores meses para a compra do vegetal.