Título: O importante é saber lidar com o pepino
Autor: Jungblut, Cristiane e Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 27/07/2007, O País, p. 8

Presidente da Infraero diz estar tranqüilo com possibilidade de perder cargo e que é preciso saber enfrentar dificuldades.

BRASÍLIA. Mesmo depois de o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ter afirmado que pretende fazer mudanças no comando da Infraero, e que isso será decidido até domingo, o presidente do órgão, brigadeiro José Carlos Pereira, passará o dia hoje trabalhando, ao lado do ministro, em São Paulo.

Demonstrando tranqüilidade em relação à possibilidade de ser demitido, o brigadeiro J. Carlos, como é mais conhecido, afirmou ontem que está preparado tanto para ficar como para sair, e que está otimista em relação ao futuro do setor.

Sempre falante, o brigadeiro disse que o importante é saber lidar com as dificuldades. E usou uma metáfora:

- Os pepinos são parte da vida, certo? O importante não é o pepino, é saber lidar com o pepino, cozinhá-lo, cortá-lo corretamente, ter inteligência e, principalmente, calma para se trabalhar com o pepino. Ficando ou saindo, continuo otimista - disse José Carlos, ao chegar para a cerimônia de transmissão de cargo do ex-ministro Waldir Pires para Nelson Jobim, ontem de manhã.

Saída será sem trauma, afirma

O brigadeiro J. Carlos afirmou que, se sair, deixará o governo "sem traumas" e que "foi uma felicidade" todo o tempo em que esteve à frente da Infraero. O brigadeiro trabalhou normalmente ao longo do dia de ontem, apesar dos fortes rumores de demissão da cúpula.

Depois de participar da cerimônia, o brigadeiro retornou à Infraero e, até o início da noite disse não ter sido comunicado pelo Palácio do Planalto ou pelo novo ministro da Defesa sobre a sua iminente saída.

A situação do brigadeiro deverá ser resolvida hoje, quando ele acompanhará a visita de Jobim ao Aeroporto de Congonhas, local do acidente com o Airbus da TAM, e ao Instituto Médico Legal (IML). O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, também participará do roteiro.

- Ainda não recebi qualquer informação oficial (sobre a possível demissão). Amanhã (hoje), vou estar o dia todo com o ministro e o comandante Saito em São Paulo, e acho que vamos resolver essa situação - disse José Carlos Pereira.

Ministro vai hoje a Congonhas

A fim de esperar pelo ministro e fazer a última inspeção antes da reabertura da pista principal de Congonhas, prevista para a manhã de hoje, o brigadeiro viajou ontem para São Paulo. O encontro na capital paulista foi acertado na própria cerimônia, quando eles conversaram rapidamente.

- O ministro vai visitar o epicentro do problema: Congonhas - disse ele.

José Carlos disse que as medidas já anunciadas pelo Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) já estão "surtindo efeito" e que o aeroporto de Viracopos (Campinas) deve se transformar no principal destino dos vôos que antes paravam em Congonhas.

Segundo ele, os técnicos da Infraero já estão no local e a meta é permitir que o aeroporto pule de 700 mil passageiros/ano para 2,5 milhões de passageiros/ano.

Sobre a proposta de abertura do capital da Infraero, o brigadeiro disse que é uma operação complicada:

- A Infraero não tem ativos. Os 67 aeroportos são da União, na verdade.