Título: ¿Sem estardalhaço¿
Autor: Rocha, Leonel
Fonte: Correio Braziliense, 04/03/2009, Brasil, p. 09

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, reagiu ontem às declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que, na semana passada, cobrou do Ministério Público a fiscalização dos repasses de dinheiro público a entidades ligadas a movimentos de trabalhadores rurais sem-terra. Em defesa do órgão chefiado por ele, Antonio Fernando disse que o MP já trabalha nesse assunto há muito tempo, ¿sem estardalhaço¿. Para ele, pode ter havido ¿desconhecimento¿ do ministro ao mencionar o tema. Segundo o procurador, há investigações abertas em diversos estados ¿ como São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Goiás ¿ para apurar irregularidades no que diz respeito à questão agrária.

¿O Ministério Público já trata do assunto. Talvez possa ter havido desconhecimento. Os fatos demonstram que nós já estamos atuando¿, disse Antonio Fernando, em entrevista em seu gabinete.

Antonio Fernando disse também que a violência no campo ¿não é algo que se possa resolver em uma conversa, em uma afirmação solta ou em uma entrevista¿. Mesmo assim, o procurador evitou entrar em confronto direto com o presidente do Supremo. ¿Não faço julgamento de autoridades¿, afirmou.

Na semana passada, Mendes criticou as invasões de terras que ocorreram em São Paulo e Pernambuco. ¿É preciso que a Justiça dê a resposta adequada, que o Ministério Público tome as providências para verificar se não está havendo financiamento ilícito a essas instituições¿, afirmou Mendes na ocasião.