Título: 'Não conseguimos evitar o acidente que previmos'
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 27/07/2007, O País, p. 12

Brigadeiro lembra que recomendou reforma da pista de Congonhas.

BRASÍLIA. Segundo o brigadeiro Jorge Kersul contou à CPI do Apagão Aéreo, a pista de Congonhas permitia a formação de poças d"água e o Cenipa indicou a necessidade de um reforma completa. Até a reforma, o volume de água foi controlado, interrompendo as operações quando necessário, com lâminas de água de três milímetros. Kersul disse que usavam um superaspirador para acelerar a liberação da pista, antes da reforma.

- Defendemos, em 28 de dezembro, uma solução cirúrgica: a reforma total da pista, que tinha problemas de caimento. Ficamos felizes com a reforma, achávamos que tínhamos atingido nosso objetivo, mas não conseguimos evitar o acidente que tínhamos previsto.

Kersul disse que, até que se prove o contrário, a pista de Congonhas é segura. Segundo ele, a Aeronáutica não verificou se a obra foi bem-feita, por não ser sua função. Depois do acidente, o Cenipa orientou que a pista fosse usada só quando seca, e está investigando as condições de uso.

"CPI terá os dados nem que seja na marra", diz Cunha

O brigadeiro voltou atrás em declarações dadas há dois dias, quando disse que só repassaria à CPI o conteúdo das caixas-pretas sob determinação da Justiça. Afirmou que se expressou mal, mas não deixou de cobrar respeito ao sigilo dos dados por parte dos parlamentares. Ele se ofereceu para fazer um briefing sobre os dados das caixas-pretas, em sessão secreta:

- Basta dizer que será secreta e que todos vão assumir suas responsabilidades.

Antes do depoimento, a CPI do Apagão Aéreo aprovou vários requerimentos de informação sobre o acidente com o Airbus da TAM. Entre eles, um que dá prazo de 48 horas para que as informações e dados sejam remetidos à comissão. O vice-presidente da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avisou que recorrerá a mandado de busca e apreensão para obter os dados das caixas-pretas:

- A CPI terá os dados nem que seja na marra. Podemos ter conclusões diferentes do Cenipa, nosso papel é apresentar culpados, dar uma resposta à sociedade.

A CPI também aprovou a realização de uma audiência conjunta entre as famílias das vítimas dos acidentes com os vôos da Gol, ocorrido em setembro do ano passado, e da TAM.

Kersul deixou escapar uma certa preocupação em se manter no cargo, diante da troca de comando no Ministério da Defesa. Ao derrubar a placa de identificação de seu cargo, colocada sob a mesa, comentou:

- Tomara que não seja um mau presságio.

Cunha tentou acalmar o militar, afirmando ser apenas uma placa, e não um avião. Kersul, arrematou, arrancando risos:

- Confesso que não pensei num avião, mas em minha função - brincou.