Título: Cenipa suspeita de manete na posição errada
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 27/07/2007, O País, p. 12

Isso teria impedido avião de parar; chefe do centro de investigação se emociona ao citar alerta a autoridades há 7 meses.

BRASÍLIA. Em depoimento de quatro horas ontem na CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), admitiu que a manete (alavanca que controla potência das turbinas) da Airbus da TAM poderia estar em posição errada no momento do pouso. Isso poderia explicar o fato de o piloto não ter conseguido frear o Airbus A-320.

Kersul evitou adiantar outros dados da caixa-preta da aeronave que explodiu no último dia 17. E revelou que o Cenipa já havia previsto, em dezembro do ano passado, que poderia ocorrer um acidente em Congonhas, por causa dos problemas com a pista em dias de chuva, caso não fosse feita uma reforma.

Nota do fabricante do avião reforça hipótese

No caso da manete, o militar disse que a hipótese foi reforçada após nota da Airbus em que a empresa reitera a importância de, em caso de reverso travado, manter a manete em posição idle (espécie de ponto morto). Ele disse que representantes da empresa participam da comissão que acompanha a degravação das caixas-pretas, nos EUA.

- A Airbus só reafirmou um posicionamento já existente. Pode ter havido vazamento. A caixa-preta pode dizer que a posição era a errada, mas também pode trazer o piloto dizendo: essa manete não vem - disse.

Ao revelar à CPI uma preocupação antiga do Cenipa com a pista de Congonhas, o brigadeiro se emocionou. Segundo ele, em 2006, uma seqüência de três incidentes chamou a atenção e, em reunião realizada no dia 28 de dezembro do ano passado, o problema foi apresentado às autoridades aéreas e representantes das empresas.

"Tudo leva a crer que teremos um acidente em Congonhas. Alguma atitude drástica temos que tomar até a modificação da pista" avisou, à época.