Título: Devolvendo as medalhas
Autor: Damé, Luiza e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 28/07/2007, O País, p. 8

Premiação para diretores da Anac revolve outros agraciados com a Santos Dumont.

Espanto, indignação e revolta. Esses foram os sentimentos de pilotos e pessoas que já foram agraciadas com a medalha Santos Dumont quando viram a mesma homenagem ir parar no peito de diretores da Anac, três dias após o acidente com o Airbus da TAM, em Congonhas. Alguns pretendem até devolver a condecoração, mostrou reportagem veiculada anteontem pelo "Jornal da Globo".

Cláudio Candiotta, presidente da Associação Nacional em Defesa dos Diretores dos Passageiros do Transporte Aéreo, anunciou a devolução da medalha. Desde 1988, ele exibe seu diploma no escritório de trabalho. Dos Estados Unidos, de onde falou com o "Jornal da Globo" por telefone, disse que na volta ao Brasil vai reunir outros colegas para também devolver a premiação que receberam:

- Considerei uma falta de respeito à memória das vítimas, às famílias das vítimas e à própria história de Santos Dumont. Eu considero que perdeu o sentido, desvirtuaram o espírito dessa medalha.

Na semana passada, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, a vice-presidente da agência, Denise Abreu, e dois diretores receberam a premiação por "mérito" em Brasília.

Na quinta-feira, o piloto Nelson Riet Correa mandou um ofício ao comandante da Aeronáutica se desfazendo da condecoração, que ele considerava um reconhecimento pelas 25 mil horas de vôo pilotando Boeings no Brasil e na Europa.

- Tenho certeza que os brasileiros não apóiam essa condecoração, vendo o que se está se vendo aí, esse desastre aéreo em todas as áreas. É uma forma de protestar - acha Correa.

O ex-piloto Milton Comerlato acha que os diretores da Anac é que deveriam devolver a medalha. Ele diz ter recebido a homenagem, há 20 anos, por nunca ter se envolvido em acidente.

- Foi uma agressão muito grande aos 200 mortos. Eu recebi por mérito, não por política - disse o ex-piloto, que, mesmo indignado, diz que pretende deixar a medalha para os quatro filhos aviadores.

A medalha do mérito Santos Dumont foi criada em 1956 aqueles que tenham prestado serviços relevantes à Aeronáutica.