Título: Ministro ouve Serra, que propõe parcerias
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/07/2007, O País, p. 9
Governador sugere outra pista para Cumbica, expansão de Viracopos e um trem expresso entre Guarulhos e capital.
SÃO PAULO. Numa reunião de mais de duas horas com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), entregou a ele um documento com três propostas: a construção de uma terceira pista no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos; a expansão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas; e a ampliação da infra-estrutura de transporte para melhorar o acesso aos dois aeroportos.
Essas medidas emergenciais seriam adotadas para que esses aeroportos passem a ter capacidade para absorver o fluxo aéreo que sairá do Aeroporto de Congonhas. As propostas seriam executadas por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Somente um projeto - o trem expresso entre Guarulhos e a capital paulista - representa, segundo o governador, investimentos de R$3,38 bilhões.
Outra proposta é implantação de trem entre Cumbica e SP
Entre os projetos apresentados ontem ao novo ministro da Defesa, a prioridade apontada pelo governador Serra é a terceira pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A segunda na lista seria a implantação do "expresso aeroporto", um trem ligando Cumbica à capital paulista e, ainda, a ampliação do terminal de passageiros de Guarulhos, que poderia receber uma parte dos 7 milhões de passageiros por ano que deixarão de usar o Aeroporto de Congonhas, por causas das restrições impostas ao aeroporto, que entrou em colapso com o desastre do Airbus da TAM na semana passada.
De acordo com o governador de São Paulo, se a proposta das PPPs for aprovada, o novo acesso a Guarulhos pode estar em funcionamento até 2010. Jobim disse que houve uma coincidência de linhas entre as propostas da reunião e o que já está em estudo pelo governo federal e afirmou que as medidas serão apresentadas em reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) na segunda-feira em Brasília.
O ministro não quis comentar a proposta de construção de um terceiro aeroporto em São Paulo, apresentada esta semana pelo presidente Lula e criticada por Serra. - Estamos discutindo soluções de curto e médios prazos. A construção de um terceiro aeroporto não está em discussão neste momento - desconversou Jobim.