Título: Acaba o monopólio
Autor: Nunes, Vicente
Fonte: Correio Braziliense, 04/03/2009, Economia, p. 12

O Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) botaram ontem um ponto final no histórico monopólio das corretoras para operar no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A partir de agora, também as distribuidoras de valores poderão intermediar as compras e as vendas de ações fechadas na instituição paulista. Segundo o BC, desde que, em 2007, a bolsa abriu o capital, não havia mais como manter o privilégio às corretoras, até então, as únicas donas da Bovespa. A expectativa do governo é de que a medida aumente a competição.

Pelos registros do BC, há hoje no país 136 distribuidoras aptas a operarem diretamente no pregão da bolsa paulista (contra 107 corretoras). Mas, na avaliação do diretor de Fomento de Negócios da BM&Fbovespa, Verdi Monteiro, num primeiro momento, apenas seis distribuidoras devem migrar para os negócios com ações. Ele baseia tal previsão no que se vê no pregão da Bolsa de Mercadorias e de Futuros (BM&F), no qual essas instituições já estão liberadas a operar. ¿De 16 distribuidoras negociando na BM&F, seis têm plena condições de entrar imediatamente na Bovespa¿, assinalou. ¿Mas esse número vai aumentar, com tendência de regionalização dos negócios¿, acrescentou.

Verdi assegurou ainda que a Bovespa não imporá exigências adicionais para que as distribuidoras entrem em seu pregão. ¿As regras serão as mesmas para todas as instituições¿, disse. Para o BC, ¿não teria cabimento¿ exigir mais capital ou outra garantia extra das distribuidoras, pois isso distorceria a liberação que se está impondo ao mercado.