Título: Aeronáutica recebe degravação de caixa-preta
Autor: Éboli, Evandro e Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 28/07/2007, O País, p. 10

Cenipa volta a considerar falha no funcionamento das manetes do Airbus como uma das causas do acidente.

BRASÍLIA. O Comando da Aeronáutica recebeu ontem cem páginas de um relatório com as degravações das caixas-pretas e outros dados do avião da TAM que bateu contra o prédio da TAM Express depois de não conseguir parar na pista do Aeroporto de Congonhas. O brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que comanda as investigações, voltou a considerar como uma das causas do acidente falha no funcionamento das manetes (alavancas que controlam a aceleração da aeronave).

A influência das manetes na tragédia tem ganhado força por ter sido uma das causas de acidente com outro Airbus A-320, em 2004, nas Filipinas. A situação foi semelhante, mas não houve mortos: o avião não conseguiu pousar, atravessou uma avenida e partiu-se ao meio. Kersul anunciou que pedirá às autoridades daquele país o relatório da investigação do acidente.

O brigadeiro explicou que é preciso cruzar a gravação das falas dos comandantes do avião com as informações da caixa que contém dados sobre o funcionamento do avião.

- Muitas vezes o comandante fala que haverá a redução de motor, a manete é reduzida, mas o motor continua com potência. Por isso, é preciso ter muito cuidado na investigação e na divulgação do que ocorreu.

O brigadeiro enfatizou que um motivo isolado não é capaz de provocar um acidente de tais proporções. Ele listou vários fatores que podem ter contribuído para a tragédia - como o eventual cansaço ou despreparo da tripulação. No entanto, afirmou ser cedo para conclusões. Ele calcula que a investigação deve durar dez meses.

- A posição das manetes pode ter contribuído, mas é um conjunto. Com certeza vão ser vários fatores. Se o piloto vier de uma fase de separação conjugal ou se está tomando remédios controlados, isso tudo influencia - cogitou o militar.

Segundo a Aeronáutica, o relatório com a degravação das caixas-pretas ainda está intacto e começará a ser analisado pelo Cenipa segunda-feira. Realizadas nos EUA, as degravações levaram seis dias para serem concluídas e integram relatório que inclui gráficos comparando momentos de conversa com parâmetros da aeronave - tais como aceleração ou frenagem.

Foram degravados os 30 últimos minutos de vôo. Segundo Kersul, a análise dos 15 minutos finais será suficiente para chegar-se às primeiras conclusões. Ele disse que a investigação será concentrada nos 60 principais parâmetros do vôo, entre os 580 existentes. O relatório será encaminhado à CPI do Apagão Aéreo da Câmara e à Polícia Federal terça-feira. Questionado se não tinha receio de vazamento de informações, o Kersul respondeu:

- Todos têm sua responsabilidade. Quem tiver acesso vai tratar com responsabilidade. Tanto os legisladores como a Polícia Federal, mas...