Título: Receita Federal investiga notas de Renan
Autor: Lins, Letícia e Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 28/07/2007, O País, p. 17

Órgão deve abrir processo contra empresas fantasmas.

BRASÍLIA. O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, confirmou ontem ao senador Renato Casagrande (PSB-ES) a abertura de investigação sobre a Carnal Carnes e a G.F. da Silva, frigoríficos identificados como fantasmas por técnicos do Conselho de Ética do Senado. Os técnicos estiveram em Maceió em busca de documentos complementares sobre as operações de compra e venda de gado apresentados pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), como fonte de rendimentos para o pagamento de pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem teve uma filha.

Em conversa pelo telefone com Casagrande, um dos relatores do processo contra Renan, Rachid confirmou que tanto a Receita Federal como a Secretaria da Receita em Alagoas devem abrir processo contra as duas empresas.

- Liguei para o Rachid para dizer que achava importante a investigação dessas empresas fantasmas e ele me disse que a Receita já estava no caso, independentemente da investigação do caso Renan no Conselho - contou Casagrande.

Segundo o senador, essa investigação da Receita poderá ajudar a esclarecer o caso:

- Essa investigação da Receita pode levar a outras pessoas envolvidas nessa operação de compra e venda de gado. Tanto pode prejudicar como inocentar o senador Renan.

Ainda segundo Casagrande, ontem foram encaminhados à PF todos os documentos que faltavam para a conclusão da perícia sobre a autenticidade das operações de compra e venda de gado realizadas por Renan.