Título: Sem-terra deixam fazenda dos Calheiros
Autor: Lins, Letícia e Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 28/07/2007, O País, p. 17

Propriedades em Murici poderão ser investigadas.

As 400 famílias de trabalhadores rurais sem terra que invadiram fazenda da família Calheiros, terça-feira, iniciaram ontem à noite a desocupação. A propriedade fica em Murici, a 46 quilômetros de Maceió, e está em nome do irmão de Renan Calheiros, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL).

A decisão saiu após acordo com o corregedor do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, que foi ao município. Ele disse que semana que vem analisa pedido de intervenção no cartório da cidade.

- A intervenção é a única maneira para que as fraudes venham à tona, e a sociedade reconheça isso, para que estas terras sejam colocadas para reforma agrária - disse o coordenador estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima.

Pela proposta dos movimentos, se houver intervenção, todas as terras de Murici vão passar por varredura, incluindo as propriedades do deputado e de Renan. Os trabalhadores querem ter acesso às certidões vintenárias dos Calheiros, uma espécie de mapa, para saber quem comprou e vendeu as terras.

A desocupação da fazenda Boa Vista foi determinada quinta-feira pelo juiz José Lopes. Desde terça-feira, 18 bois foram mortos para churrascos. Ontem, os sem-terra a jogar futebol antes do início da desocupação. Eles chegaram a armar tonéis de gasolina para enfrentar a polícia, que está preparada para cumprir a ordem judicial de desocupação, se necessário.

* Especial para O GLOBO