Título: Sai da poça, cai na fissura
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 31/07/2007, O País, p. 3

Saída apontada para Congonhas, aeroporto de Guarulhos tem asfalto com "vida útil ultrapassada".

OAeroporto de Guarulhos, a principal alternativa que o governo tem para desafogar o tráfego aéreo em Congonhas, também apresenta problemas e precisa de uma reforma urgente. Com 22 anos de uso, a pista principal do aeroporto tem fissuras e trincas em vários pontos, condições que poderão se agravar ainda mais com o aumento das operações no aeroporto. O alerta foi dado ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero, na reunião do Conselho de Aviação Civil (Conac), em que a Aeronáutica anunciou que boa parte dos vôos de Congonhas será transferida para Guarulhos.

Ao ser avisado do novo problema, Jobim convocou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e os presidentes da Anac, Milton Zuanazzi, e da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira (que deve deixar o cargo), para uma reunião hoje. A preocupação da Anac com a pista é preventiva. Segundo um diretor da agência, apesar de o tamanho da pista (3.700 metros) ajudar nos pousos, as deformidades do asfalto podem furar os pneus dos aviões e comprometer a segurança.

Procurado pelo GLOBO, o superintendente da Infraero na Região Sudeste, responsável por Guarulhos, Edgard Brandão Júnior, confirmou que a pista tem problemas. Segundo ele, o tempo de vida útil de um pavimento é de 20 anos, e a pista do aeroporto de Cumbica tem 22 anos. Brandão disse que, nesse período, a pista nunca passou por uma reforma, apenas pequenos serviços de manutenção.

- A vida útil do pavimento está ultrapassada em dois anos, o que aumenta o desgaste das aeronaves e suas manutenções. A pista apresenta atualmente trincas e fissuras em toda a sua extensão - disse Brandão.

Ele explicou que a pista não tem problema de atrito nem de formação de poças, mas frisou a existência das fissuras. Até agora, disse, a Infraero tem feito operações tapa-buraco para contornar o problema, mas a reforma tem que ser feita imediatamente.

- A nossa proposta é o fechamento da pista (principal) e a reforma completa - defende Brandão.

Ele lembrou que a Anac faria uma audiência pública no dia 18 de julho para tratar da questão, mas com o acidente com o avião da TAM em Congonhas, dia 17, a reunião foi desmarcada. A reforma completa levaria entre 90 e cem dias, com as operações sendo transferidas para a pista secundária.

Conac vai monitorar ações da Anac

Já a Anac defende que as intervenções na pista principal de Cumbica sejam imediatas, mas realizadas à noite, sem a necessidade de paralisar as operações. Guarulhos conta com duas pistas, a principal e uma secundária, que tem três mil metros. Parte do movimento poderia ser desviada para esta pista, caso seja necessário reduzir os pousos na principal.

- O governo terá que decidir se vai fazer a reforma agora, o que reduzirá o número de vôos em Guarulhos - disse o brigadeiro José Carlos Pereira.

Na reunião prevista para hoje, Zuanazzi vai apresentar a Jobim relatório completo sobre as condições da pista de Guarulhos, inclusive com fotos mostrando os problemas: as trincas e fissuras.

O Conac criou um comitê técnico que, na verdade, é um gabinete de crise. É uma forma de monitorar as decisões da Anac sobre malha aérea e autorizações de pouso e decolagens (os chamados hotrans), uma atribuição do órgão regulador.

"O comitê vai acompanhar e avaliar os estudos da malha aérea e a redistribuição das hotrans a serem apresentadas pela Anac, em colaboração com o Centro de gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)", diz uma das três resoluções aprovadas pelo Conac. As outras foram sobre o aeroporto de Jundiaí e a transferência de vôos para Guarulhos e Viracopos.