Título: CPI pode ouvir diálogos de pilotos hoje
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 31/07/2007, O País, p. 9

Deputados acreditam que Aeronáutica repassará dados da caixa-preta.

BRASÍLIA. Em uma sessão secreta que poderá ser realizada hoje, os integrantes da CPI do Apagão Aéreo ouvirão a gravação com os últimos diálogos dos pilotos do Airbus A-320 da TAM, momentos antes de o avião se chocar contra o prédio da TAM Express, matando 199 pesssoas. As conversas, extraídas da caixa-preta de áudio, são decisivas para esclarecer as causas da tragédia e determinar se a manete (alavanca que controla a potência da turbina) direita estava fora da posição por um erro do piloto ou por uma falha técnica.

A primeira leitura da outra caixa-preta do Airbus, a que registra os dados do vôo, indica que o pouso foi feito com a manete fora da posição idle (marcha lenta). Outros dados serão analisados em outra sessão a portas fechadas da CPI, disse ontem o presidente em exercício da comissão, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo ele, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) já concordou em ceder técnicos para auxiliar a análise desses dados.

Até o início da noite de ontem, a Aeronáutica não havia enviado para a CPI os dados das caixas-pretas, extraídos nos Estados Unidos. Ontem, a Aeronáutica informou a deputados da CPI que bastava uma assinatura do comandante Juniti Saito para a liberação do material.

Hoje, os deputados tomarão o depoimento do presidente demissionário da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira. A CPI ouvirá o superintendente de Empreendimentos de Engenharia da estatal, Armando Schneider, e o comandante da TAM José Eduardo Brosco.