Título: TAM já teve 75 acidentes e incidentes
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 31/07/2007, O País, p. 13
Antes do Airbus, a queda do Fokker 100 da empresa tinha sido o mais grave.
SÃO PAULO. Marcada pela maior tragédia da aviação brasileira, a TAM acumula 75 registros de acidentes e incidentes em seus 30 anos, completados oficialmente no último dia 12 de junho. Entre os 75 registros está o mais grave acidente aéreo do país, com o Airbus A-320 que não conseguiu parar na pista de Congonhas no último dia 17, matando 199 pessoas.
Segundo o diretor de Comunicação Corporativa da TAM, Mauro Guimarães, "a maioria dos episódios citados (veja o quadro) não se configura como incidente ou acidente". Para a empresa, muitos dos casos "são manutenções preventivas não-programadas, absolutamente normais na aviação brasileira e no mundo inteiro".
Em outubro de 1996, a empresa registrou seu primeiro acidente de grandes proporções. Um Fokker 100 caiu sobre casas a menos de dois quilômetros do aeroporto de Congonhas, matando 99 pessoas, entre passageiros, tripulantes e moradores.
Empresa teve vários acidentes com os Fokker
Os aviões Fokker, que compunham a maioria da frota da TAM, foram envolvidos em diversos acidentes e incidentes. Em julho de 1997, uma explosão em uma aeronave dessas abriu um enorme buraco na fuselagem. O Fokker tinha decolado de Congonhas e ejetou o passageiro Fernando Caldeira de Moura, que morreu. Um laudo divulgado depois apontou que uma bomba havia explodido no avião.
Em nota, a assessoria de imprensa da TAM afirmou que a empresa "segue rigorosamente normas e padrões estabelecidos pelas autoridades aeronáuticas brasileiras e pelas organizações internacionais". Ainda segundo a nota, "a empresa investe de forma contínua e permanente em segurança" e "o comprometimento da TAM com a segurança de vôo é comprovado pelos diversos certificados concedidos à empresa".
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Os mais recentes
28 de julho de 2007: Avião da TAM que saiu de Porto Alegre para Bariloche teve de retornar ao Aeroporto Salgado Filho devido a um problema na asa esquerda.
25 de julho de 2007: Um Airbus A320 da TAM teve problema na turbina direita durante vôo, no Paraná. Uma das placas que fazem o revestimento externo se soltou. O pouso em Londrina não estava programado. Os passageiros seguiram de ônibus até Curitiba.
20 de julho de 2007: Uma aeronave da TAM que teve de abortar a viagem na madrugada depois de decolar de Belém para Manaus apresentou novo problema durante o dia. Segundo a Aeronáutica, o Airbus 320 seguia para a manutenção em Brasília, quando o piloto decidiu retornar mais uma vez ao aeroporto de Belém.
19 de julho de 2007: Um Fokker-100 da TAM arremeteu durante o procedimento de pouso na pista auxiliar de Congonhas.
17 de julho de 2007: Um avião da TAM com 187 pessoas a bordo derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, atravessou a Avenida Washington Luís, bateu em um prédio de cargas da própria companhia aérea e explodiu, matando 199 pessoas.
25 de junho de 2007: Um acidente entre dois aviões, um da TAM e outro da Gol. As asas das duas aeronaves se chocaram no momento em que os pilotos taxiavam na pista.
21 de março de 2007: Um Fokker-100 da TAM fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Campo Grande. O avião desceu na pista do aeroporto em alta velocidade, o que causou o estouro de três pneus.
25 de fevereiro de 2007: Uma possível falha no sistema de pressurização de um Fokker-100 da TAM que fazia o vôo JJ-3445 assustou os passageiros. Durante a viagem, as máscaras de oxigênio caíram. A empresa disse que não houve despressurização.
14 de fevereiro de 2007: Cerca de cem passageiros de um vôo da TAM que decolaria às 5h15m para o Aeroporto de Congonhas precisaram refazer o check-in no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Depois da longa espera, foram informados de que o vôo não seria realizado devido a uma pane nos computadores da aeronave.
28 de janeiro de 2007: A colisão com pássaros atrapalhou dois vôos da TAM. Nas duas situações, em Porto Alegre e em Londrina, as aeronaves foram obrigadas a realizar pousos de emergência.
9 de janeiro de 2007: Avião da TAM que deveria fazer o vôo JJ 3275, entre Ribeirão Preto e Congonhas, ficou atolado. O Air Bus A319 estava taxiando na pista do aeroporto de Ribeirão Preto quando a roda dianteira se apoiou em um trecho de terra e afundou aproximadamente 60 centímetros. A TAM colocou os passageiros em ônibus para levá-los para o aeroporto de São Carlos.
Os mais antigos
8 de fevereiro de 1979: Avião Bandeirante da TAM caiu minutos depois de decolar do aeroporto de Bauru (SP), matando os 18 ocupantes. Segundo o relatório do Ministério da Aeronáutica, o acidente foi provocado por falha na manutenção da aeronave.
3 de setembro de 1982: Learjet a serviço da Eletronorte caiu em Rio Branco, no Acre, quando o piloto tentava fazer um pouso de emergência. Os dez ocupantes morreram.
7 de outubro de 1983: Sete pessoas morreram quando um Bandeirante caiu a 300 metros da pista do aeroporto de Araçatuba (SP). O acidente foi provocado pelo mau tempo.
28 de junho de 1984: Um Bandeirante bateu em um morro 21 minutos depois de decolar do Aeroporto do Galeão, no Rio. Os 18 ocupantes morreram.
12 de fevereiro de 1990: O piloto errou o ponto de frenagem e um Fokker 27 caiu sobre um automóvel em Bauru (SP). Duas pessoas que estavam no carro morreram.
31 de outubro de 1996: A tragédia do vôo 402. O Fokker-100 partiu de São Paulo para o Rio de Janeiro. O reverso da turbina direita se abriu no momento da decolagem e o avião caiu sobre diversas casas a poucos metros da cabeceira da pista de Congonhas, provocando a morte de 99 pessoas.