Título: Rio terá 75% do aparato de segurança do Pan
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 31/07/2007, Rio, p. 16

Lula confirma que maioria dos equipamentos fica na cidade e elogia a organização e a tranqüilidade dos Jogos.

BRASÍLIA e RIO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que 75% da estrutura de segurança montada para os Jogos Pan-Americanos serão mantidos no Rio. No programa semanal de rádio "Café com o presidente", Lula fez uma avaliação positiva do Pan, elogiou o organização e deu uma resposta ao Tribunal de Contas da União (TCU), que fez restrições aos gastos nos jogos - 800% acima do montante previsto em 2002. O presidente afirmou que valeu a pena aplicar dinheiro na organização dos jogos:

- A idéia é que, de tudo que foi montado no âmbito da segurança pública no Rio, a começar pela inteligência, a começar pelos aviões, a começar pelos carros, 75% disso tudo vão ficar no Rio. O que é mais importante é que vai ficar uma experiência acumulada de um trabalho conjunto entre a Polícia Federal, a polícia do Rio e a comunidade, que participou ativamente.

Segundo o presidente, o governo federal investiu, em segurança, R$560 milhões:

- Eu acho que, se a gente for olhar o que aconteceu no Pan, a gente poderia dizer que o Rio de Janeiro já ganhou a medalha de ouro pela organização, pela tranqüilidade com que se deu o Pan. E o Rio de Janeiro vai ganhar, agora, a segunda medalha de ouro, ficando com quase todo o aparato das coisas que foram montadas para que o Pan pudesse ser realizado.

Para Lula, o investimento nas instalações físicas só vale a pena se a comunidade puder usufruir desses benefícios. Segundo ele, essa foi a orientação que deu ao ministro do Esporte, Orlando Silva, e ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

O presidente disse que a organização do Pan credencia o país a sediar a Copa do Mundo de 2014 - candidatura já apresentada à Fifa - e a pleitear a realização de uma Olimpíada:

- Valeu a pena gastar o dinheiro que tinha que gastar, valeu a pena aplicar o que tinha que aplicar, para que a gente pudesse mostrar ao mundo a capacidade que o Brasil tem de realizar jogos dessa magnitude. No fundo, no fundo, isso credencia o Brasil para sediar a Copa do Mundo e uma Olimpíada.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, confirmou ontem a permanência, por prazo não determinado, de efetivos da Força Nacional e da Policia Rodoviária Federal para colaborar com a segurança do Rio. A definição dos efetivos e de como se dará esse trabalho deve ser decidida nos próximos dez dias. Um dos pontos a ser esclarecido é se a PRF atuaria apenas no patrulhamento das divisas do estado ou também no policiamento de algumas vias da cidade, como a Avenida Brasil, o que foi pedido pelo Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

COLABOROU Luiz Ernesto Magalhães