Título: Cumbica terá agora recapeamento
Autor: Doca, Geralda e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 01/08/2007, O País, p. 3

Reforma completa ocorrerá em 2008. Para Infraero, pista é segura.

BRASÍLIA. Diante das informações de que a pista principal de Guarulhos (SP) apresenta fissuras e trincas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem, por meio de nota, que será feita uma obra emergencial, com reparos realizados da 0h às 6h, quando o movimento é menor. Jobim informou que só no fim de fevereiro de 2008 serão realizadas as obras completas, "que se fazem necessárias na pista do aeroporto". Os reparos, segundo a Defesa, não comprometerão a segurança nem o funcionamento do aeroporto.

Ontem de manhã, Jobim convocou reunião para discutir o problema da pista de Guarulhos. Participaram o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito; o presidente da Infraero, José Carlos Pereira; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi; o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Ramon Borges Cardoso; e o assessor especial do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Barreto Nery.

Guarulhos vai operar com 54 slots/hora (pousos e decolagens por hora) quando suas duas pistas estiverem em operação. O movimento cairá para 33 slots/hora quando só uma pista estiver operando.

Tragédia com o Airbus adiou as obras na pista principal

O superintendente de empreendimentos de engenharia da Infraero, Armando Schneider Filho, disse que a pista principal de Guarulhos precisa ser reformada imediatamente. Em depoimento na CPI do Apagão Aéreo, Schneider admitiu que a pista está no limite de sua vida útil (mais de 20 anos), tem remendos e necessita de uma intervenção para evitar problemas no período chuvoso. Mas enfatizou que a pista, hoje, é segura. Schneider contou que a reforma da pista principal, contratada em 2004, deveria ter começado em 23 de julho último, mas foi adiada em função do acidente com o avião da TAM e a transferência de vôos para Guarulhos.

- A pista está no limite de vida útil. Não tem problema de estrutura de pavimento, o que está deteriorado é o revestimento, a capa asfáltica. Mete medo uma futura estação chuvosa - disse Schneider.

Com chuvas fortes e freqüentes, disse, a pista poderá ter buracos.

- A interdição de uma pista diminui a capacidade do aeroporto, mas entendo e tenho bem em mente as palavras do ministro da Defesa de que a segurança está acima de qualquer conforto. Confio nessas palavras, a obra tem que ser feita urgentemente.

Integrantes da CPI criticaram o fato de não haver um documento formal de liberação da pista do Aeroporto de Congonhas. A pista foi liberada em 28 de junho, depois de 45 dias interditada para reforma. Schneider contou que ele e outros dois coronéis da Anac fizeram uma inspeção visual no dia da liberação da pista: percorreram a pé todo o trecho e usaram um equipamento para medir o grau de atrito.

Schneider estava nervoso e se emocionou quando tentou rebater críticas dos que apontam a pista de Congonhas como causa do acidente com o avião da TAM. Luciana Genro (PSOL-RS) disse que ele era o responsável pela liberação da pista. Ele rebateu:

- A pista está segura, e as condições são as melhores, tanto no que diz respeito à geometria, quanto ao atrito. Entreguei a pista em condições. A Anac é responsável pela liberação.