Título: "Falta experiência"
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/03/2009, Política, p. 05

Menos de uma semana depois de criticar a ideia de candidatura única da base aliada , o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse ontem que está disposto a concorrer pela terceira vez à Presidência da República, mas afirmou que só assumirá sua candidatura em ¿hora própria¿. Para ele, a antecipação do debate sobre sucessão na metade do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é desagregador e deve ser evitado. Ciro referia-se à aposta do presidente Lula e do PT na candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, a quem, no entanto, o deputado cearense apontou como inexperiente.

Segundo Ciro, Dilma tem ¿qualidades extraordinárias¿, mas falta conhecimento do Brasil e experiência política. ¿Mulher como a Dilma tem qualidades extraordinárias. Poucas pessoas que eu conheço administram com o talento da Dilma. O que falta a ela é um pouco de conhecimento do Brasil, experiência política¿, afirmou Ciro, que participou, em Fortaleza, de um debate sobre os reflexos da crise mundial no Brasil e no Nordeste. ¿Poucas pessoas que eu conheço administram com o talento da Dilma. O que falta a ela é um pouco de conhecimento do Brasil, experiência política¿, acrescentou.

Ciro afastou a possibilidade de fazer acordo com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Mesmo dizendo que não faz ¿política com o fígado¿, o deputado disse que a diferença entre eles é ¿insuperável¿. ¿Não faço política com o fígado nem por razões pessoais. Faço política em coletivos e pensando no país. Agora é tão grave, tão insuperável a contradição entre o que eu penso e o que o governador Serra pensa, faz e representa, que eu afirmo que estou ficando é velho, não é doido, não¿, disse Ciro, momentos antes de participar de um seminário na Assembleia Legislativa do Ceará sobre a repercussão da crise mundial no Brasil e no Nordeste.