Título: 'Ilhéus, Carajás e Vitória seria melhor desativar'
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 05/08/2007, O País, p. 8

Especialista defende obras urgentes em seis aeroportos.

BRASÍLIA. Além das falhas detectadas por técnicos do governo na conservação das pistas, desgastadas pelo tráfego intenso de aeronaves e o longo tempo de uso sem reformas, os pilotos apontam outros seis aeroportos que apresentam outros problemas. Nessa lista, estão os aeroportos de Joinville e Navegantes, em Santa Catarina, o de Vitória (ES), Ilhéus (BA), Carajás (PA) e Pampulha (MG). E os problemas são pistas curtas, falta de áreas de escape e presença de obstáculos geográficos (morros e serras), que dificultam os pousos e decolagens. Os pilotos ainda apontam deficiências no Santos Dumont e em Congonhas.

- No caso de Ilhéus, Carajás e Vitória seria melhor o governo desativar e construir outros terminais - afirmou Célio Eugênio, assessor em Segurança de Vôo e de Políticas Internacionais do Sindicato dos Aeronautas.

No caso de Joinville e Navegantes, disse o especialista, o ideal seria construir uma pista alternativa com melhores condições de segurança para substituir as operações nos dois aeroportos. Ele lembrou ainda que esses terminais costumam fechar com freqüência devido a fatores meteorológicos, como neblina e os obstáculos naturais não permitem a instalação de equipamentos, que assegurariam o pouso em casos de condições climáticas desfavoráveis.

Segundo a Infraero, obras em dez aeroportos

A Infraero informou que iniciou as obras para construção do novo aeroporto de Vitória, mas a obra está paralisada devido a questões ambientais. Os pilotos defendem que Congonhas tenha o mesmo destino do Santos Dumont, que receberá principalmente os vôos da ponte aérea e da Pampulha, que, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), somente pode ser utilizado por empresas regionais. A norma entrou em vigor no mês passado.

Segundo a estatal, neste ano há obras em andamento em dez aeroportos, todas elas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ainda de acordo com a Infraero, o PAC prevê investimentos a serem iniciados em outros dez aeroportos. Entre eles, estão Tom Jobim, Porto Alegre, Salvador, Recife, Curitiba, que, pelo levantamento do governo sobre as pistas, necessitam de reformas urgentes.

Em Congonhas, após o acidente com o Airbus da TAM, a Infraero começou a executar na pista principal o grooving, ranhuras para aumentar o atrito e facilitar o escoamento da água em dias de chuva. A obra evitaria a aquaplanagem de aviões numa pista que, nos dias que antecederam ao acidente da TAM, registrou alguns casos de derrapagem.