Título: Dos dez maiores aeroportos, oito têm problemas na pista
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 05/08/2007, O País, p. 8

Somente o de Brasília e Confins (Minas) não apresentam deficiência; o restante precisa passar por reformas para garantir boas condições de segurança.

BRASÍLIA. Dos dez aeroportos mais movimentados do país, somente dois - Juscelino Kubitschek (Brasília) e Confins (Belo Horizonte) - não apresentam atualmente restrição ou deficiência nas pistas. Os outros oito, por onde passaram mais de 16,5 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano, têm problemas nas pistas, que vão desde atrito insuficiente a buracos, fissuras e trincas. Todas elas precisam passar por reformas para garantir boas condições de segurança.

Os primeiros resultados de um levantamento, que está sendo feito por órgãos do governo federal ligados ao setor aéreo, sobre as condições das pistas de todos os aeroportos do país, mostram problemas em Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; no Santos Dumont e no Tom Jobim, no Rio; além dos de Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Curitiba. Quando forem coletados os dados sobre todos os aeroportos do país, o trabalho será apresentado ao Conselho de Aviação Civil (Conac).

Falta atrito na pista do Santos Dumont

O relatório parcial ao qual O GLOBO teve acesso mostra que, no caso do Santos Dumont, a chamada camada porosa do pavimento terá de ser totalmente substituída para aumentar o atrito. No Tom Jobim, onde a pista principal, com 4.200 metros, é feita de concreto, foram identificados problemas nas juntas das placas.

A assessoria de imprensa do aeroporto Tom Jobim admitiu a existência de problemas no concreto da pista e disse que também é preciso trocar a iluminação, além da reforma do Terminal 1, que tem mais de 30 anos.Também são necessárias pequenas reformas no pátio e nas áreas de apoio às companhias aéreas. De acordo com a assessoria, as reformas já estão previstas, e o processo de licitação foi iniciado.

De acordo com o levantamento, as pistas dos aeroportos de Curitiba e Porto Alegre - importantes centros de distribuição de vôos para a América do Sul - precisam ser recapeadas. Em Salvador, será necessário recuperar a cabeceira da pista dez, devido à existência de buracos e, em Fortaleza, reformar a pista de pouso.