Título: Caixa-preta: dados podem revelar pane
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 07/08/2007, O País, p. 5

Informações serão detalhadas hoje a deputados da CPI do Apagão Aéreo.

BRASÍLIA. Informações da caixa-preta de dados do Airbus da TAM, que serão detalhadas hoje aos deputados da CPI do Apagão Aéreo, dão fôlego à tese de que uma pane no sistema do avião teria contribuído para o desastre - embora não descartem a tese de falha humana. Gráficos extraídos do equipamento mostram que o manete direito (alavanca que controla a turbina direita) manteve-se, após o toque do avião na pista, na posição de aceleração (climb) em que estava no procedimento de descida, a cerca de 23 graus do ponto morto (idle).

Militares que investigam o caso e pilotos acham improvável que o comandante Kleyber Lima tenha esquecido de recuar o manete direito. A hipótese de falha humana concentrava-se na possibilidade de o piloto não ter recuado o manete direito o suficiente para que ele atingisse o ponto morto. Mas, segundo a caixa-preta, a alavanca permaneceu imóvel e numa posição oposta à do manete esquerdo. Com isso, sobram duas hipóteses: ou Lima cometeu um erro infantil, movendo apenas uma das manetes; ou ele a recuou mas o sistema não atendeu ao comando.

- É pouco provável que alguém puxe só um manete, mas, como acidentes são feitos de eventos improváveis não podemos descartar - disse uma pessoa com acesso à investigação.

- Para iniciar a frenagem do avião, é disciplina básica puxar os dois manetes juntos - disse o comandante Célio Eugênio Abreu, assessor de Segurança do Sindicato dos Aeronautas.

Cenipa não vai apontar culpados pelo acidente

Os gráficos serão explicados aos deputados pelo coronel Fernando Camargo, responsável pela investigação no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa). A equipe não tem dúvida de que a posição errada do manete fez com que o sistema não "entendesse" que o Airbus estava pousando e, por isso, não acionou os spoilers (freios aerodinâmicos).

Mesmo que a investigação conclua que houve falha mecânica ou humana, o relatório final do Cenipa não apontará culpados. Ontem, o diretor de engenharia e operações técnicas da Associação Internacional de Segurança Aérea, John Sampson, disse à "BBC Brasil" que o sistema de reverso do Airbus A-320 tem "uma armadilha mortal". Ele criticou o fato de que uma falha de equipamento ou um erro no posicionamento do manete desative o sistema de frenagem automática da aeronave.