Título: No campo, boa notícia
Autor: Nunes, Vicente
Fonte: Correio Braziliense, 10/03/2009, Economia, p. 12

Pela primeira vez no ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisaram para cima suas previsões de colheita da safra de grãos 2009. Embora discretos, os ajustes refletem a disposição dos agricultores de plantar mais e de ocupar áreas com lavouras. A melhoria do clima em algumas regiões do país é a principal causa da mudança de humor no campo, embora os problemas de crédito ainda atrapalhem os agricultores.

Em volume, a colheita atual é estimada pelos dois institutos oficiais em 135,3 milhões de toneladas. O saldo nem de longe se compara ao alcançado em 2008, quando o país comemorou a safra recorde de 145 milhões de toneladas, mas diante da crise econômica internacional e de seus efeitos é classificado pelo governo federal como um ¿bom¿ resultado. Em relação ao mês anterior, tanto o IBGE como a Conab elevaram as estimativas em 0,5%.

Cerca de 80% da safra já está plantada. Milho e soja, duas das maiores estrelas do campo, deverão amargar quedas significativas na produção, o que afetará as exportações e a balança comercial brasileira. Isso se explica porque houve forte recuo nos preços e na demanda internacionais. Sem sinal de recuperação do mercado externo no curto prazo, os produtores apostam no consumo interno para desovar a colheita. O fenômeno tende a favorecer o consumidor, já que, neste caso, a expectativa é de queda nos preços finais dos grãos e de seus derivados.

Para a Conab, a área de plantio total da safra 2009 será de 47,7 milhões de hectares, praticamente a mesma utilizadas pelos produtores no ano passado. Destaque para a expansão do cultivo de arroz, feijão, soja e trigo. Já o algodão tende a ocupar terrenos menores do que o verificado em 2008. A Região Centro-Sul, que responde por 73,3 % da área nacional, deverá registrar a maior redução: -20,6%. Isso porque os agricultores enfrentam problemas de financiamento, além de estarem desmotivados por causa dos baixos preços de comercialização da pluma. O plantio do algodão está encerrado. A produção esperada é pela Conab é 22,2% menor do que na safra anterior.