Título: Mares Guia diz que Zuanazzi é 'preparado'
Autor: Jungblut, Cristiane e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 07/08/2007, O País, p. 8

Dilma Rousseff não comentou entrevista de brigadeiro sobre Anac.

BRASÍLIA. Embora tenha sido citada pelo brigadeiro José Carlos Pereira como a pessoa do Palácio do Planalto que protege a atual diretoria da Anac, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, preferiu não polemizar. No Planalto, só o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, saiu ontem em defesa da diretoria do órgão. O presidente da Agência, Milton Zuanazzi, foi seu secretário no Ministério do Turismo:

- Ele (Zuanazzi) é um homem preparado. Acontece que ele entrou há um ano e quatro meses na Anac com a quebra da Varig, o desastre do Legacy, a questão dos controladores, essa superpopulação nos aeroportos e agora esse acidente que deixou todos nós no Brasil constrangidos, consternados e com o coração partido. Ele tem preparo, qualificação, competência.

Em entrevista publicada ontem no GLOBO, o brigadeiro disse que a "Anac hoje é intocável" porque "tem um envolvimento político enorme lá no Palácio com a ministra Dilma e outros". Walfrido afirmou que é injusta a crítica de que os diretores da Anac não conhecem o setor.

Mas a defesa de Zuanazzi, segundo Mares Guia, não significa que o governo Lula está satisfeito com o sistema aéreo, reconhecendo que muitas medidas que estão sendo tomadas agora poderiam ter sido adotadas anteriormente. O ministro confirmou,que foi ele quem o indicou Zuanazzi para a Anac. O ministro defendeu a autonomia das agências, mas argumentou que elas não podem desconhecer um governo eleito.