Título: Em janeiro, redução de 13,4%
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/03/2009, Economia, p. 13

A crise econômica fez despencar a atividade industrial brasileira no primeiro mês de 2009. Números divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que o faturamento real do setor registrou queda recorde em janeiro. A redução foi de 4,3% em relação a dezembro ¿ já dessazonalizado ¿ e de inéditos 13,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi a primeira vez que a entidade registrou uma diminuição de dois dígitos desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2003. As horas trabalhadas reduziram 6,5% em relação ao mesmo mês de 2008 e a desaceleração atingiu o emprego. O número de pessoas ocupadas no segmento industrial caiu 0,1% em comparação com janeiro de 2008. Com isso, aumentou a ociosidade dos parques industriais brasileiros.

Dos 19 setores pesquisados pela CNI, 17 reduziram a utilização da capacidade instalada. A média caiu de 83,3% em janeiro do ano passado para 79,4% em dezembro e 78,4% no primeiro mês deste ano, mesmo patamar de novembro de 2003, ano de forte desaceralação da economia.

Os indicadores negativos levaram a entidade a rever a projeção para o desempenho da economia brasileira neste ano. Em dezembro, a CNI estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) poderia ser entre 1,8% e 2,4% maior em relação a 2008. A estimativa agora é bem mais pessimista, de acordo com o gerente executivo da Unidade de Política Econômica da entidade, Flávio Castelo Branco. ¿Possivelmente, teremos um crescimento próximo de zero ou negativo.¿

O pífio desempenho em janeiro reforça os dados verificados desde que a crise eclodiu, no último trimestre de 2008. O faturamento já havia caído em outubro e novembro, reagiu em dezembro, aumentando em 0,5%, e voltou a cair 4,3% no mês seguinte. As horas trabalhadas já reduziram 20% entre setembro e janeiro. O emprego, depois de 36 meses consecutivos de alta, caiu pelo terceiro mês seguido e já acumula uma redução de 2,4% desde outubro. A utilização da capacidade instalada já recuou 4,1% nos últimos quatro meses. ¿Uma queda bastante expressiva¿, como destaca o economista da CNI, Marcelo de Ávila.

O único indicador que ainda apresentou resultado positivo foi a massa salarial ¿ resultado da multiplicação da renda média pelo total de ocupados. Em relação a dezembro reduziu 17,8%, mas resultado de uma base de comparação elevada registrada tradicionalmente em dezembro, em função do pagamento de 13º salário, participação nos lucros e bônus. Em comparação com janeiro de 2008, houve um incremento de 2,1%. Mas o bom desempenho não deve durar muito tempo, na opinião dos economistas da CNI.