Título: Airbus passaria por manutenção
Autor: Jungblut, Cristiane e Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 08/08/2007, O País, p. 8

SÃO PAULO. O vice-presidente de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, afirmou ontem que o Airbus envolvido no acidente que matou 199 pessoas, em 17 de julho, entraria em manutenção depois do pouso em Congonhas.

Castello Branco disse, no primeiro momento, na Comissão Parlamentar de Estudos da Câmara Municipal de São Paulo, que a manutenção ocorreria após aquele vôo. Em entrevista, no entanto, disse que haveria mais um vôo, e, só então, a aeronave entraria em manutenção.

O vice-presidente da empresa aérea afirmou que a manutenção seria rotineira e que o avião decolara de Porto Alegre em totais condições de vôo. De acordo com ele, o comandante da aeronave, Kleyber de Lima, assinou documentos atestando as condições de segurança de vôo. A comissão de vereadores requisitou documentos e pediu que a TAM informasse quais equipamentos passariam por manutenção.

Representantes de entidades, como a presidente da Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos, a advogada Sandra Assali, perguntaram a Paulo Castello Branco sobre dados do acidente e dos princípios que norteiam e empresa, principalmente sobre um dos mandamentos da TAM: "O lucro acima de tudo". O vice-presidente da empresa respondeu que os mandamentos não estão organizados por ordem de prioridade.