Título: Chávez critica demora em obra de refinaria no Brasil
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 08/08/2007, Economia, p. 27

Na Argentina, venezuelano diz que atraso é "vergonha".

BUENOS AIRES. Em seu segundo e último dia de visita à Argentina, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, questionou a demora da Petrobras em iniciar as obras de construção de uma refinaria em Pernambuco, uma parceria entre a estatal brasileira e a Petróleos da Venezuela (PDVSA). Durante entrevista coletiva, o presidente venezuelano se referiu ao projeto e disse considerar "uma vergonha" o fato de a refinaria de Pernambuco ainda não ter começado a ser construída.

Chávez, que durante sua visita a Buenos Aires assinou acordos de cooperação financeira e energética com o governo do presidente Néstor Kirchner, se referiu à Refinaria Abreu Lima, ao comentar a importância da integração energética entre os países da região.

- Estamos saindo de um modelo que nos impôs os Estados Unidos. Fomos colônia petroleira durante cem anos e hoje estamos parindo um modelo de desenvolvimento - afirmou o presidente venezuelano.

A Refinaria Abreu Lima, também conhecida como Refinaria do Nordeste, será construída no Porto de Suape, região metropolitana de Recife. Segundo a Petrobras, somente em julho passado foi liberada a licença ambiental para iniciar as obras de construção. Estas devem começar entre fim de agosto e princípios de setembro.

Chávez também confirmou a decisão de transferir para Buenos Aires uma filial da Bariven, empresa da PDVSA que contrata serviços para a indústria petrolífera, que atualmente fica em São Paulo.