Título: Agência pesquisa celular... pela internet
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 08/08/2007, Economia, p. 29

Metodologia excluirá baixa renda.

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou uma pesquisa para saber o nível de satisfação do usuário do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Mas só vai poder responder à pesquisa quem tiver acesso à internet. Isso vai na contramão do demonstrado pelo "Mapa das Desigualdades Digitais no Brasil", do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla): a maior parte da população de baixa renda não se conecta à internet.

Para responder à pesquisa, é preciso entrar no site da Anatel (www.anatel.gov.br) ou no das operadoras. Ou seja, uma massa de brasileiros não poderá dar sua opinião sobre o serviço. Hoje, dos mais de 106 milhões de usuários de celular, 80% têm pré-pagos - modalidade majoritariamente usada por pessoas de menor poder aquisitivo.

A Anatel fez o primeiro levantamento em novembro de 2005. Os itens que tiveram a pior avaliação foram orientação ao consumidor e competência dos funcionários das empresas. Agora a agência quer avaliar oito itens: informações prestadas pela empresa; contato e registro das queixas; preços; lojas de atendimento; qualidade das ligações; pontos-de-venda; qualidade dos aparelhos; e qualidade dos serviços prestados.

Outra dificuldade é que o link de acesso à pesquisa, por determinação da Anatel, ficará na área "campo institucional". Ontem, ele já estava disponível em vários sites, como os de Oi, Claro, Vivo e Brasil Telecom. (Mônica Tavares)