Título: Cunha retira documentos do cofre
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 10/08/2007, O País, p. 4

Funcionário da CPI do Apagão alerta Mesa e é afastado.

BRASíLIA. Uma pequena confusão provocada pela retirada de documentos sigilosos do cofre da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, pelo presidente em exercício Eduardo Cunha (PMDB-RJ), levou ao afastamento ontem do secretário da comissão, o funcionário Marcos Figueira Almeida. Sem assinar nenhum termo de responsabilidade, na manhã de quarta-feira Cunha retirou do cofre e levou para seu gabinete todos os documentos sigilosos - gráficos, relatórios e CDROMs. Devolveu 40 minutos depois. Os membros da CPI não podem copiá-los, apenas fazer consultas na sala de segurança.

Preocupado com vazamentos, Marcos não pediu que Cunha assinasse o termo de responsabilidade, como deveria. Mas relatou o ocorrido a seu superior imediato, que, por sua vez, comunicou o fato ao secretário-geral da Câmara, Mozart Viana. Ao saber das providências, Cunha , já por volta das 22h de anteontem, foi ao gabinete de Mozart se explicar:

- Se ele (Marcos) tiver reportado a verdade, não vou pedir seu afastamento. Mas se ele falar um fato não verdadeiro, vou pedir para trocá-lo - avisou, ao sair da secretaria-geral.

Ontem, durante a sessão, Cunha comunicou os fatos ao plenário. Disse que "suspeitas desagradáveis" haviam sido lançadas contra ele. Marcos não foi secretariar a sessão. Ele deverá ser transferido para outra comissão.