Título: Avião da Gol com deputados teve problema no freio
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 10/08/2007, O País, p. 5

SÃO PAULO. Um Boeing 737 da Gol, que deveria pousar em Congonhas ontem à tarde, desviou para Guarulhos, assim que o comandante detectou um problema no sistema de freios. A informação sobre a falha na aeronave, verificada no computador de bordo cerca de 20 minutos antes do pouso, foi transmitida aos passageiros pelos comissários. Cerca de 15 deputados federais estavam entre os passageiros, inclusive o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Segundo passageiros, o piloto desviou para Guarulhos porque a pista de Congonhas é curta para aeronaves com problemas de frenagem. Após o acidente com o Airbus da TAM, no dia 17, pilotos estão temerosos de pousar em Congonhas a qualquer sinal de problemas técnicos.

- Estranhei o avião sobrevoar uma área que não era a de Congonhas. Perguntei a uma comissária e ela disse que o piloto havia detectado problema nos freios. Mas o pouso foi normal, não houve pânico, e ninguém ficou ferido - disse o deputado e cantor Frank Aguiar (PTB-SP).

O vôo, que deixou Brasília às 13h45m, deveria chegar às 15h em Congonhas, mas só pousou às 16h, em Guarulhos.

- Não digo que foi normal, mas acho previsível (esse problema) diante da situação aérea no país - disse Aldo Rebelo.

Em nota, a Gol confirmou o problema nos freios. "A Gol informa que o vôo 1205 teve o seu pouso alternado (...) devido ao acionamento da luz de aviso do sistema Anti skid do freio. A companhia esclarece que não foi um pouso de emergência, visto que os freios operavam normalmente, e a aterrissagem ocorreu em condições normais".