Título: Viracopos: obra começará esta semana
Autor: Farah, Tatiana e Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 12/08/2007, O País, p. 8

Aeroporto, com 800 mil usuários por ano, deverá ter 2 milhões.

CAMPINAS e JUNDIAÍ. Além do remanejamento de 21 vôos domésticos do aeroporto de Cumbica para Viracopos, em Campinas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou o desvio de parte da aviação comercial de Congonhas para Jundiaí, onde o aeroporto é administrado pelo governo estadual, para desafogar o tráfego aéreo. Em Campinas, Jobim disse que as obras de adaptação de Viracopos, cuja vocação é o transporte de cargas, devem começar esta semana. Ele não citou valores.

¿ O aeroporto tem um gargalo no check-in, que não tem profundidade. O presidente da Infraero já determinou a elaboração de um plano diretor amplo, com medidas de curto prazo, para atender à situação emergencial, e medidas de médio e longo prazo para transformar Viracopos num aeroporto que possa suportar o hub (as conexões) da malha aérea brasileira ¿ disse.

Acompanhado do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, e do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, Jobim disse que a pista do aeroporto está com problemas, mas que a reforma será feita só no próximo ano:

¿ Tem problemas na pista de taxiamento, que podem ser superados, e daqui a um ano fazer uma reforma absoluta.

¿A pista de Viracopos não é reformada há 20 anos¿

Segundo o superintendente regional da Infraero, Edgar Brandão Júnior, a pista de taxiamento deverá ser alargada em 15 metros e a de pouso, de 2.040 metros de comprimento, deverá ser reformada.

¿ A pista não é reformada há 20 anos. E a cada 20 anos deve se passar por uma reforma. Mas está em boas condições. Faremos os reparos necessários ¿ disse Brandão.

O aeroporto de Viracopos atende a 800 mil usuários por ano. A idéia é passar a atender dois milhões de passageiros.

No aeroporto de Jundiaí será necessário erguer uma torre de controle e comprar equipamentos de controle por onda de rádio. Devido às boas condições de visibilidade, por mês cem aviões comerciais, como jatos particulares, usam o aeroporto sem necessidade de torre de controle, mas os governos estadual e federal querem que o número chegue a 250.

O custo da modernização ficará em torno de R$1,5 milhão. O equipamento é o sistema VOR/DME, de controle aéreo e localização de aeronaves, orçado em R$700 mil. A torre custa R$800 mil. Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, o governo paulista deverá pedir a liberação de recursos do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (Profaa).

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